fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Ex da Tesla que vender motos elétricas por menos de 2000 euros

Redação Por Redação
6 Junho, 2025
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Quer se seja a favor ou contra, é inegável o impacto que a Tesla teve nos veículos elétricos (VE). A marca ajudou os VEs a passarem de experiências científicas e novidades urbanas a símbolos de status e alternativas sérias aos modelos de combustão interna.

Zeno

E embora Elon Musk costuma roubar a maior parte dos holofotes, a Tesla foi (e continua sendo) o lar de muitas pessoas brilhantes que constroem o futuro em silêncio. Portanto, é lógico que algumas dessas pessoas acabem diversificando e criando algo próprio.

Foi exatamente isso que aconteceu com a Zeno, uma nova empresa de veículos elétricos sediada em Bengaluru. A empresa foi fundada por Michael Spencer, um ex-executivo da Tesla que ajudou a expandir os programas do Model 3 e do Model Y e liderou os esforços de implantação dos Supercargadores. Agora, ele está de olho em um tipo de desafio muito diferente: construir uma motocicleta elétrica para o motorista comum.

Leia também: Mossos d´Esquadra reforçam a frota com motos elétricas Zero

A sua primeira criação chama-se Emara e não é apenas mais uma moto conceptual elegante feita para salas de exposição e likes no Instagram.
À primeira vista, a Emara parece simples, até modesta. Mas sob a sua carroçaria robusta escondem-se algumas ideias inteligentes. Funciona com uma bateria de 4 kWh que alimenta um motor de 8 kW (10,7 CV), com uma autonomia real de 100 km e uma velocidade máxima de 100 km/h.

É mais do que suficiente para o dia a dia, especialmente em áreas urbanas e semiurbanas. Tem até quatro modos de condução para que possa ajustar o desempenho de acordo com a potência necessária.
No entanto, o que realmente a distingue é a sua flexibilidade em termos de propriedade e recarga. Pode comprar o Emara diretamente com a bateria por 119.000 rúpias (cerca de 1.218 euros à taxa de câmbio atual).

Ou pode poupar algum dinheiro antecipadamente e optar pelo modelo de assinatura da bateria. Isto reduz o preço para 79 000 rúpias (cerca de 808 euros) e dá-lhe a opção de pagar antecipadamente pelo uso da bateria ou pagar à medida que a utiliza.

Zeno

A Zeno oferece dois planos mensais pré-pagos: 1.500 rúpias por 48 kWh (cerca de 15 euros por 48 km por dia) e 2.500 rúpias por 120 kWh (cerca de 25 euros por 120 km por dia), ou simplesmente pagar 52 rúpias por kWh consumido (cerca de 0,50 euros por kWh).

O carregamento é igualmente conveniente. O carregamento rápido demora 1,5 horas em qualquer estação pública com um conector tipo 6, enquanto um carregador doméstico faz o trabalho em seis. Se tiver um plano de assinatura, também pode trocar a bateria numa estação Zeno, sem esperas nem problemas de autonomia.

Em termos de design, a Emara foi claramente concebida para ser funcional. Tem um guarda-lamas alto, um pequeno para-brisas e uma distância ao solo de 19 cm. O banco longo de uma só peça e o chassis robusto permitem transportar até 250 kg, e a moto consegue mesmo enfrentar inclinações de 30 graus.

Adicione algumas caixas de armazenamento opcionais e terá espaço para toda a carga que desejar. Afinal, ela foi feita para ser um cavalo de batalha, não um brinquedo de fim de semana.
E a Zeno não se limita à Índia. A empresa já está de olho em África, onde as duas rodas são essenciais para a mobilidade e o comércio. Em locais onde as motos são um salva-vidas para taxistas e entregadores, algo como a Emara pode mudar as regras do jogo.

Tudo isso coloca a Zeno numa posição muito interessante. Ela não está a tentar vender luxo, velocidade ou exclusividade. Está a construir algo que simplesmente funciona para as pessoas que mais precisam. E com o pedigree dos seus fundadores (da Tesla, Ola Electric, Ather e Apple), há razões para acreditar que eles podem conseguir.

Tags: destaqueRevista MotosTEslaZeno

RELACIONADOS

Nova campanha Aprilia SR GT
Notícias

Nova campanha Aprilia SR GT

A Aprilia está a levar a cabo uma Campanha para a SR GT 125, válida até 01/09/2025. Trata-se de...

Por Redação
18 Junho, 2025
Já está à venda a nova SYM ADX TG 400
Notícias

Já está à venda a nova SYM ADX TG 400

Está já disponível no nosso mercado a nova SYM ADX TG 400 a mais recente proposta da SYM no...

Por Redação
18 Junho, 2025
MV Agusta Superveloce 1000 AGO é homenagem à grandeza
Notícias

MV Agusta Superveloce 1000 AGO é homenagem à grandeza

A glória das corridas de Giacomo Agostini encontra o design lendário da MV Agusta, criando uma obra-prima intemporal. As...

Por Redação
17 Junho, 2025
Aprilia, Vespa e Piaggio com 4 anos de garantia
Notícias

Aprilia, Vespa e Piaggio com 4 anos de garantia

A Aprilia, Vespa e Piaggio estão a iniciar a oferta de 4 anos de garantia para toda a sua...

Por Redação
17 Junho, 2025
Próximo Post
O campeão mundial de MotoGP Joan Mir junta-se à Mips

O campeão mundial de MotoGP Joan Mir junta-se à Mips



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt