fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Ducati MotoE: Balanço positivo

Grande satisfação na sua primeira época

Redação Por Redação
20 Setembro, 2023
em Competição
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Principais caraterísticas da moto

O protótipo V21L tem um peso total de 225 kg (com uma distribuição de peso de 54% à frente e 46% atrás) e uma distância entre eixos de 1471 mm. O motor tem valores máximos de potência e binário de 110 kW (150 cv) e 140 Nm, respetivamente (technical data of the bike here). O conjunto de baterias representa um exemplo único no mundo das motos elétricas em termos de soluções técnicas e performance. Pesa 110 kg, tem uma caixa em carbono e é composto por 1152 células cilíndricas da bateria do tipo “21700”. Ou seja, células de 70 mm de comprimento e 21 mm de diâmetro, as células de melhor performance disponíveis no mercado com o projeto MotoE se iniciou.

As suas reduzidas dimensões permitiram aos técnicos da Ducati desenvolver um conjunto de baterias com as células distribuídas de modo a ocuparem todo o espaço disponível dentro da moto, uma solução nunca vista antes. O que torna o ‘pack’ de baterias da V21L ainda mais único é o arrefecimento por líquido, que consegue gerar uma temperatura constante em cada célula e, assim, permite que a moto seja recarregada imediatamente antes de cada utilização, garantindo uma performance constante da primeira à última volta da corrida.

Graças à alta performance e fiabilidade do protótipo V21L, o Campeonato do Mundo de MotoE caracterizou-se por ser bastante bem equilibrado, com um nível competitivo muito alto por parte dos pilotos e equipas participantes. Nas 16 corridas disputadas, entre os 18 pilotos inscritos, oito venceram pelo menos uma corrida, e dez, mais de metade da grelha, chegaram ao pódio pelo menos numa ocasião, com quatro pilotos matematicamente na luta pelo título até à última ronda.

Nas corridas, a V21L foi capaz de melhorar os tempos por volta anteriores em todos os circuitos, chegando mesmo a melhorar os recordes da volta para a categoria em até três segundos. Para além disto, em quase todos os circuitos o protótipo V21L foi também capaz de bater os recordes para a categoria de Moto3. No Grande Prémio de França, o primeiro da época, todos os pilotos da grelha foram mais rápidos que o anterior recorde.

A Ducati V21L foi recentemente protagonista da edição 2023 do salão IAA MOBILITY, em Munique, onde esteve exposta com um esquema de cores especial inspirado na história desporiva do fabricante de motos sediado em Bolonha. O novo grafismo contava com o Ducati Red combinado com branco e placas de número, pormenores em dourado e o negro da fibra de carbono exposta, e foi criado pelo Centro Stile Ducati em colaboração com Aldo Drudi especificamente para a ocasião.

Página 2 de 3
Anterior123Próximo
Tags: campeonatodestaqueDucatiMotoE

RELACIONADOS

Ouro e Bronze para a Equipa Triumph Racing Portugal no Campeonato de MX
Competição

Ouro e Bronze para a Equipa Triumph Racing Portugal no Campeonato de MX

Terminou o Campeonato Nacional de Motocross com enorme sucesso para a Equipa Oficial Triumph Racing Portugal com P1 para...

Por Redação
4 Junho, 2025
Mini Velocidade animou Santo André
Competição

Mini Velocidade animou Santo André

Os Troféus Nacionais de Mini Velocidade e o FIM MiniGP Portugal prosseguiram no passado domingo em Santo André com...

Por Redação
3 Junho, 2025
Campeonato Nacional de Motocross teve os campeões esperados
Competição

Campeonato Nacional de Motocross teve os campeões esperados

Calor, boas corridas e muita animação, marcaram a derradeira jornada do Campeonato Nacional de Motocross 2025. A prova organizada...

Por Redação
3 Junho, 2025
Títulos do Campeonato Nacional de Motocross decidem-se em Tarouca
Competição

Títulos do Campeonato Nacional de Motocross decidem-se em Tarouca

O Campeonato Nacional de Motocross 2025 encerra no próximo fim de semana em Tarouca, com todos os títulos ainda...

Por Redação
30 Maio, 2025
Próximo Post
Ténéré Tour 2023 Portugal – inscrições abertas

Ténéré Tour 2023 Portugal – inscrições abertas



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt