As motos de perfil mais aventureiro, sem chegarem a ser verdadeiras máquinas de off-road, continuam a ser muito populares em todos os segmentos e cilindradas, mesmo que muitas delas nunca cheguem a sair do asfalto. As que se seguem são 125 cc e muito em conta!
Estas verdadeiras “crossover” oferecem uma boa posição de condução, suspensões com mais curso, perfeitas para as nossas estradas esburacadas e tornaram-se uma escolha incontornável para muitos motociclistas,
sendo que mesmo no limite de potência dos 11 kW (15 CV) garantem já alguma diversão, mas sem causar sustos ou requerer investimentos avultados. São, muitas vezes, motos de iniciação, a partir dos 16 anos (Carta A1) ou para quem tem apenas a carta de automóvel, mas cumprem com
mérito as funções para que foram criadas, sendo que algumas têm um perfil mais aventureiro que outras, mas em todas o divertimento é garantido.
Apresentamos um conjunto de 10 modelos, de outras tantas marcas, sendo que têm todas um denominador comum: cilindrada até 125 cc. A ordem de apresentação é alfabética e os preços são os indicados pelas marcas, podendo haver modificações a qualquer momento, tal como nas caraterísticas técnicas.
Aprilia RX 125
A designação RX no fabricante italiano começou a ser usada ainda no século passado. Tem neste modelo uma moto para agradar mesmo aos mais exigentes, destacando-se a qualidade de construção e o equipamento, reforçado pela refrigeração líquida e caixa de seis velocidades.
A Aprilia RX tem em si todo o “know-how” do fabricante transalpino e está pronta para as aventuras do dia-a-dia, seja na selva urbana, seja em ambientes mais exigentes como os trilhos. Trazer de série rodas de 21 polegadas à frente e 18” atrás ilustra isso mesmo.
PREÇO – 4299 euros

Brixton Felseberg 125 XC
Com este modelo de perfil marcadamente retro, a Brixton acerta em cheio para os que procuram uma moto de perfil mais aventureiro, mas cheio de estilo, com um “look” endurista de há algumas décadas, com destaque para o guarda-lamas dianteiro em posição mais elevada e curto. Felseberg é uma comuna Suíça muito montanhosa, perfeita para levar esta Brixton em pequenas e grandes aventuras. Destaque também para a envolvente proteção de
motor e para a roda dianteira de 18 polegadas, sendo a traseira de 17”.
PREÇO – 3149 euros

FB Mondial Flat Track 125
A FB Mondial, com esta Flat Track, apresenta uma moto em que a inspiração vem diretamente das corridas ovais, as conhecidas “flat track”, que arrastam multidões, tal a espetacularidade destas competições que colocam à prova a destreza dos seus pilotos em pisos variados.
Com um estilo peculiar e irreverente, é nos detalhes que a Flat Track faz a diferença, caso do estilizado farol dianteiro, da dupla saída de escape em aço inoxidável ou do selim do passageiro que está escondido debaixo de uma tampa, facilmente removível.
PREÇO: 3499 euros

Honda Monkey 125
A Honda Monkey, cuja primeira geração surgiu na década de 60’, continua a ser um clássico minimalista, mantendo sempre o prazer de conduzir como a sua principal prioridade, apesar do seu tamanho, a que não são alheias as rodas de apenas 12 polegadas. Mesmo pesando apenas 107 kg em ordem de marcha, conduzir uma Monkey é uma experiência entusiasmante e em qualquer estrada, a solo ou com passageiro. Diversão é a palavra de ordem e é perfeitamente capaz de dar a volta ao mundo.
PREÇO: 4420 euros

Macbor Montana XR1 125
Com este modelo a Macbor apresenta uma moto que é uma verdadeira trail, conjugando ergonomia, conforto e prestações e um uso polivalente, seja em asfalto, ou fora de estrada, mesmo vindo equipada com pneus mais estradistas de 17 polegadas em ambas as rodas.
A Montana XR1 vem com um elevado nível de equipamento, que ajuda a explicar o seu peso, e destaca-se da concorrência pelo seu aspeto mais volumoso e completo, dando facilmente a impressão de ser uma moto de cilindrada superior.
PREÇO: 3999 euros

Rieju Aventura 125
A histórica marca espanhola tem neste modelo uma oferta muito válida e o seu nome, Aventura, já diz muito sobre de que tipo de moto se trata, apesar de ter uma roda dianteira de 18 polegadas e uma traseira de 17”. Uma moto trail muito completa, com elevada dotação de equipamento, onde se destaca o farol dianteiro de luzes sobrepostas, a lembrar as motos do Dakar, as proteções de motor ou o suporte de bagagem traseiro (rack) e está pronta para todas as aventuras.
PREÇO: 3522 euros
Leia também: DOSSIER: Capacetes de off-road

SWM ATX 125
A SWM ATX 125 presenta-se como uma moto de perfil trail, bastante atraente, com um nível de equipamento acima da média onde se destaca, por exemplo, o suporte de bagagem traseiro (rack) e de bagagem lateral. Posição de condução confortável para condutor e passageiro, incluindo boa proteção aerodinâmica, roda dianteira de 19 polegadas e 17” atrás, são alguns dos seus argumentos que fazem dela uma proposta muito válida no universo de motos até 125 cc.
PREÇO: 3290 euros

SYM NH-T 125
Marca mais conhecida pelas suas scooters, a SYM tem na NH-T 125 mais uma moto de perfil aventureiro, a chamar para a diversão até fora do asfalto, incluindo uma volumosa proteção de motor e uma combinação de jante de 19 polegadas à frente e 17” atrás. A frente é marcada pelo duplo farol bem como um guarda-lamas duplo, tipo bico de pato, a fazer lembrar outras marcas. Como habitual neste perfil de motos a posição de condução é mais ereta e descontraída, não faltando espaço para condutor, passageiro e carga.
PREÇO: 3299 euros

UM DSR EX 125
A UM DSR EX 125 tem nesta moto mais um exemplo de uma moto de perfil marcadamente aventureiro, pronta a sair do asfalto e entrar em pisos mais exigentes, a que não são
alheias as suspensões de longo curso ou as rodas de 21 polegadas à frente e 18” atrás. Ainda que preparada para ser conduzida também com passageiro, a DSR é um convite à aventura a solo e todo o seu perfil, incluindo os pneus de tacos de origem, são um desafio permanente para sair do asfalto, tal como a sua silhueta esguia ou o seu peso de apenas 124 kg.
PREÇO: 3390 euros

Zontes 125 U1
A proposta da Zontes carateriza-se por ser bastante ousada e até inconformista, nomeadamente quando vista de frente em que se salienta o seu estilizado farol LED, as proteções de mãos ou o guarda-lamas mais afilado e em posição elevada. Reclamando um dos valores de binário mais elevado da classe 13 Nm às 7000 rpm, a U1 vem pronta para grandes aventuras no alcatrão, mas também fora dele, tal como mostram os pneus cardados, mesmo se ambas as rodas são somente de 17 polegadas.
PREÇO: 3716 euros
