CFMOTO 450NK: A CFMOTO continua a cumprir as metas a que se tem vindo a propor e, muito provavelmente, neste momento, é mesmo uma das marcas a nível mundial mais ativa no lançamento de novos modelos. Depois de termos conhecido a desportiva 450SR no início de 2023, é agora chegada a hora de conhecermos a sua irmã mais “despida”, mas não menos irreverente!
POR: Domingos Janeiro FOTOS: Rui Jorge / CFMOTO Portugal
Irreverente é mesmo o melhor adjectivo para descrever a mais recente adição à família naked da marca asiática, e não é só pelo aspecto jovial e rebelde que a sua pele exterior emana, mas, principalmente pelo enorme gozo de condução que nos proporciona. Focados num público mais jovem, a CFMOTO, que estreou a segunda geração “naked” da marca através da bombástica 800NK, vai diretamente ao encontro do público mais jovem com esta nova abordagem, fruto da parceria com o estúdio de design italiano “Modena 40”. À semelhança do que acontece com a 800 cc, também a nova CFMOTO 450NK é desenhada em Itália, para depois ser produzida em massa na China. E como é que se vê a influência europeia? Desde logo pela irreverência do design, muito enquadrado no público alvo da marca para este modelo, que são os jovens entre os 20 e os 35 anos, que gostam de fazer das motos uma extensão à sua rebeldia. Além disso, o facto da CFMOTO estar no campeonato do mundo de velocidade, em Moto3, também faz os jovens ambicionar ter modelos que de certa forma reflitam essa imagem da competição. Mas não ficamos por aqui, é que os componentes foram também eles escolhidos de forma criteriosa para tornar o conjunto o mais ágil, fácil, divertido e performante possível, com o objectivo de tornar cada viagem num enorme prazer. Será que o conseguiram?
Cada quilómetro, um prazer
Como referimos inicialmente, trata-se da versão mais “despida” da desportiva SR, que apela a um público mais jovem mas nem por isso menos exigente. O conjunto é compacto, leve e ágil e a nossa postura de condução é descontraída e confortável, sem vibrações. No entanto, a suspensão mostrou-se algo seca na frente e sem possibilidade de ajuste. Já atrás, conseguimos ajustar a pré-carga da mola. No capítulo da travagem gozamos de boa potência, mas o tacto acaba por não ser referência, tanto na frente como na traseira. O ABS não é demasiado interventivo, assim como o controlo de tração e isso é uma vantagem.
O motor da nova CFMOTO 450NK é um dois cilindros, muito forte, com um ruído contagiante e já pouco comum na atualidade. Embora o ritmo não tenha sido dos mais elevados, durante a apresentação à imprensa nacional, na região de Aveiro, acabámos por andar sempre em regimes mais elevados de rotação, o que acabou por penalizar um pouco os consumos, dando-nos como média final 4,7 litros, que facilmente conseguiremos fazer baixar. Gozamos de uma entrega muito forte em baixa rotação e uma enorme energia acima das 6000 rpm, o que significa que apenas nos médios regimes a notamos mais tranquila.
O conjunto faz-se sentir muito ágil e rápido nas mudanças de direção, com os pneus CST a mostrarem um bom compromisso a seco, mas exigindo mais cuidados quando húmido. Por fim, acrescentar que a rodar rápido notamos o conjunto ágil e leve, mas algo sensível às travagens fortes ou às rápidas inserções em curva, que causa alguma instabilidade ao conjunto. No entanto, depois de estarmos habituados, passamos a desfrutar de maior rapidez nas curvas.
A nova 450NK já está disponível nos concessionários nacionais, em três opções de cor (preto, branco ou azul), pelo preço base de 5790€.
TESTE COMPLETO NA edição #95 da revista MOTOS
FICHA TÉCNICA CFMOTO 450NK
Motor: Dois cilindros paralelos, 4T, refrigerado por líquido
Distribuição: Duas árvores de cames à cabeça, 4 válvulas por cilindro
Cilindrada: 449 cc
Potência Máxima: 47 cv às 10 000 rpm
Binário Máximo : 39 Nm às 7500 rpm
Embraiagem: Multidisco em banho de óleo
Final: Por corrente
Caixa: 6 velocidades
Quadro: Tubos em liga de alumínio
Suspensão Dianteira: Forquilha invertida, 130 mm de curso
Suspensão Traseira: Amortecedor ajustável na pré-carga, 130 mm de curso
Travão Dianteiro: Disco de 320 mm, pinça 4 pistões, ABS
Travão Traseiro: Disco de 220 mm, pinça 2 pistões, ABS
Pneu Dianteiro: 110/70-17”
Pneu Traseiro: 150/60-17”
Comprimento Máximo: 1990 mm
Largura Máxima: 810 mm
Altura Máxima: 1130 mm
Altura do Assento: 795 mm
Distância entre Eixos: 1365 mm
Capacidade do depósito : 14 L
Peso (ordem de marcha): 165 kg
Cores: Azul, branco e preto
Garantia: 3 anos
Importador: CFMOTO PT
Preço: 5790€