A prova teve lugar no Kartódromo de Abrantes
No passado domingo, o Kartódromo de Abrantes foi palco da jornada inaugural do Campeonato Nacional de Supermoto.
A prova foi realizada 14 de abril, num magnifico dia ensolarado. Os pilotos participantes foram recebidos por condições ideais no traçado, com boa aderência e apenas alguns efeitos de poeira durante a tarde, mas que foram minimizados pelo vento.
A jornada contou com corridas das classes Mini Supermoto e R12, além das mangas da classe principal. Na categoria R12, Alexandre Cabá ao sair da pole position,dominou por completo, dobrando todos os rivais até ao terceiro colocado. Segundo lugar para Alexandre Canarias, com o estreante João Cancelinha a subir ao degrau mais baixo do pódio. A segunda manga desta classe teve um resultado exatamente igual a primeira, com Cabá a triunfar novamente e os mesmos protagonistas no pódio.
Na primeira manga da categoria Mini Supermoto, David Dias teve um arranque forte e dominou desde o início, distanciando-se de Nelson Ferreira e João Alexandre, que disputavam o segundo lugar, com Nelson Ferreira a sair vitorioso. Vasco Monteiro, veterano na modalidade, tentou juntar-se à luta mas ficou em 4º lugar. Lourenço Vicente, estreante nesta modalidade, teve que abandonar a prova devido a um furo, enquanto Alexandre Araújo enfrentou problemas com a corrente da sua moto e também se viu obrigado a abandonar a prova. David Dias repetiu o bom arranque e a isolou-se rumo a nova vitória, enquanto Nelson Ferreira e João Alexandre voltavam a lutar pelos lugares seguintes, uma vez mais com vantagem para Nelson Ferreira. Cabá perseguia esta dupla com vontade de entrar na luta pelo pódio, porém perdeu algum tempo na zona de terra, e acabou por terminar na 4º posição.
Na categoria principal do campeonato, o atual Campeão Nacional de Supermoto, Sérgio Rego, liderou desde o início da primeira manga, seguido de perto por Sebastian Gil e Eduardo Patrício. Afonso Cruz e André Pires lutavam pelo quarto lugar. Durante a corrida, Gil conseguiu ultrapassar Sérgio Rego, dando origem a uma intensa disputa pela liderança. O confronto só terminou quando a bandeira quadriculada foi agitada, com Sebastian Gil a sair vitorioso e Sérgio Rego muito próximo, em segundo lugar, a menos de duas décimas de segundo. Eduardo Patrício ficou em terceiro lugar, a 5,2 segundos de distância.
Já na segunda manga, Sérgio Rego partiu na frente determinado a recuperar da derrota na manga anterior, com Gil e Patrício na sua perseguição. As ultrapassagens aos pilotos mais lentos eram frequentes e acabaram por afetar o espetáculo, especialmente quando um piloto, ao ser ultrapassado pelos líderes e desrespeitando as bandeiras azuis, não facilitou a manobra, o que resultou em ultrapassagens desnecessárias e perigosas pelos dois pilotos da frente. A disputa pela vitória travou-se entre Sérgio Rego e Gil, com Rego, o Campeão em título, a vencer por uma vantagem de 0,9 segundos, enquanto Eduardo Patrício terminou em terceiro lugar, a 12,7 segundos de distância.
A colaboração da Câmara Municipal de Abrantes e dos responsáveis pelo Kartódromo de Abrantes foi fundamental para o sucesso da prova, assim como para assegurar as boas condições para os pilotos e espectadores.
Para mais informações sobre o Campeonato Nacional de Supermoto, visite o site oficial da FMP.