A Aprilia Racing apresentou o seu modelo mais avançado até à data, a RSV4 X ex3ma, destacando-se como um marco tecnológico que aproxima ainda mais o público do universo MotoGP. Esta moto é a primeira e única no mundo equipada com aerodinâmica de efeito solo, uma inovação patenteada pela Aprilia, anteriormente exclusiva da RS-GP, a moto que compete no campeonato MotoGP. Limitada a 30 exemplares numerados, a RSV4 X ex3ma comemora o primeiro título mundial da marca, conquistado por Max Biaggi em 1994.
Romano Albesiano, diretor técnico da Aprilia Racing, referiu que esta moto representa o culminar de um programa que traz a tecnologia de ponta do mundo das corridas para o público. Com 230 cv e pesando apenas 165 kg, a RSV4 X ex3ma oferece uma experiência de condução verdadeiramente próxima à de uma MotoGP, com uma aerodinâmica revolucionária que gera três vezes mais carga lateral do que o modelo anterior. As inovações incluem asas dianteiras maiores, um fundo em forma de “colher” sob o braço oscilante e elementos moldados nas laterais para melhorar a aderência nas curvas.



A ligação direta entre a RSV4 X ex3ma e o MotoGP vai além da aerodinâmica. O motor V4 de 65º, com 1099 cc, foi afinado pelos especialistas da Aprilia Racing, entregando uma potência massiva de 230 cv. O sistema de escape da SC Project e o filtro de ar de alta permeabilidade Sprint Filter contribuem para este desempenho de topo. O quadro de alumínio e as suspensões Öhlins mecânicas, ajustadas para corridas, garantem uma condução ágil e precisa, complementada pelos travões Brembo de alto desempenho.
Max Biaggi, envolvido no desenvolvimento deste modelo, sublinhou que o processo de ajuste da RSV4 X ex3ma foi semelhante ao de um protótipo de corrida. Biaggi descreveu a moto como uma explosão de emoções na pista, destacando o impacto imediato das inovações aerodinâmicas nas curvas rápidas. A moto, vestida com a especial livery “Perla Nera” que homenageia a história da Aprilia nas corridas, reforça o legado da marca no desporto motorizado.
Para além das inovações visíveis, a RSV4 X ex3ma está equipada com a unidade de controlo eletrónico APX, a mais recente evolução utilizada no Campeonato Mundial de Superbike, permitindo ajustes precisos de tração, potência, controlo de wheelie e travagem em cada mudança. O sistema inclui sensores específicos para afinar a dinâmica do veículo, tornando esta moto uma verdadeira máquina de corridas. Os compradores também receberão um portátil Yashi para gerir o software da ECU.



Cada exemplar da RSV4 X ex3ma será vendido por 80.000 euros (sem IVA), com pré-reservas disponíveis online a partir de setembro em FACTORYWORKS.APRILIA.COM. Os sortudos clientes terão a oportunidade de recolher a sua moto diretamente na sede da Aprilia Racing, em Noale, e realizar uma visita exclusiva à divisão de corridas, tornando esta experiência ainda mais especial para os entusiastas.