fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Agravamento do IUC: para motociclos anteriores a 2007

De acordo com a proposta do Orçamento de Estado para 2024

Pedro Pereira Por Pedro Pereira
20 Outubro, 2023
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

O Governo já apresentou as linhas gerais da sua proposta de Orçamento de Estado para 2024 e um dos destaques é o agravamento do IUC. Ainda há muito por revelar e nem sequer começou a fase negocial, mas já há uma certeza que diz respeito em particular aos motociclistas: O Imposto Único de Circulação (IUC) para motos mais antigas vai ser seriamente agravado.

De acordo com informação governamental, o universo de veículos abrangidos por este aumento contempla cerca de 3 milhões de veículos de categoria A e de 500 mil da categoria E!

Assim, os veículos da categoria E vão ser seriamente penalizados e 2024 pode ser apenas o início…

Veja também IUC Motociclos 2023

Situação atual

A fórmula de cálculo atual, no caso concreto dos veículos Categoria E (motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos), apenas considera para efeito de valor a tributar dois elementos: o escalão da cilindrada e o ano de matrícula do veículo, não havendo qualquer menção às emissões, à componente ambiental.

A tabela E, que abaixo se reproduz, mostra isso mesmo, sendo que veículos com cilindrada inferior a 350 cc ficam isentos, dado o valor a cobrar ser inferior a 10€, algo que sucede desde há alguns anos. Nos veículos matriculados entre 1992 e 1996 a taxa é mais reduzida. Nos anteriores a 1992 a isenção é generalizada.

Já de 1997 em diante, na legislação atual, apenas é considerada a cilindrada e, por exemplo, um motociclo de 1997 com 800 cc paga o mesmo valor que um motociclo de 2023 com 1900 cc. Neste caso concreto, a atualização de valores deverá ter em conta a inflação, mas foquemo-nos nos veículos mais antigos da Categoria E, anteriores a 2007.

O que vai mudar

A informação é ainda escassa e a categoria E apenas é mencionada no ponto “2.4.3.5 – Equidade Fiscal”, mas a conclusão é óbvia: mais tributação nos veículos matriculados até 2007, algo a que no documento se chama, pomposamente: “Reforma Ambiental do IUC”.

A componente das emissões entra na fórmula de cálculo, tal como consta na Proposta, que já consultámos, e é um documento de 407 páginas. Citando:

“A reforma terá um limite de € 25 por veículo em 2024, sendo este progressivamente aumentado até que a taxa de IUC represente a totalidade da tributação relativa ao CO2 emitido por estes veículos.

Esta medida conjuga-se com a criação de um incentivo ao abate de veículos antigos, que visa promover a renovação do parque automóvel e a descarbonização do transporte de passageiros.”

No caso dos ligeiros de passageiros (categoria B) estão até previstos incentivos para o abate, mas será que se vão estender também à categoria E, motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos? Em que condições? Qual o valor a atribuir? Vão mesmo ser abatidos motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos?

Página 1 de 2
12Próximo
Tags: AgravamentoCategoria EdestaqueEmissões de CO2IUC

RELACIONADOS

Honda apresenta a nova scooter CUV:e para a Europa
Notícias

Honda apresenta a nova scooter CUV:e para a Europa

A Honda expandiu e reforçou a sua oferta de motos totalmente elétricas para a Europa com a introdução da...

Por Redação
2 Julho, 2025
Talaria Ibérica começa a vender elétrica KOMODO em Portugal
Notícias

Talaria Ibérica começa a vender elétrica KOMODO em Portugal

A Talaria Ibéria, importadora exclusiva para Portugal, Espanha e Andorra, tem o prazer de anunciar a chegada da KOMODO,...

Por Redação
2 Julho, 2025
História – a britânica BSA – Uma segunda vida
Notícias

História – a britânica BSA – Uma segunda vida

A britânica BSA é mais uma das marcas históricas europeias  que desapareceram do mapa mas têm agora a oportunidade...

Por Redação
30 Junho, 2025
CYCLONE tem gama completa para “atacar” mercado ibérico
Notícias

CYCLONE tem gama completa para “atacar” mercado ibérico

De acordo com o Grupo Multimoto, representante oficial da marca em Portugal, a CYCLONE é “um dos projetos mais...

Por Redação
28 Junho, 2025
Próximo Post
MO Racing Team na penúltima ronda do ESBK

MO Racing Team na penúltima ronda do ESBK



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt