fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Agravamento do IUC: para motociclos anteriores a 2007

De acordo com a proposta do Orçamento de Estado para 2024

Pedro Pereira Por Pedro Pereira
20 Outubro, 2023
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

O Governo já apresentou as linhas gerais da sua proposta de Orçamento de Estado para 2024 e um dos destaques é o agravamento do IUC. Ainda há muito por revelar e nem sequer começou a fase negocial, mas já há uma certeza que diz respeito em particular aos motociclistas: O Imposto Único de Circulação (IUC) para motos mais antigas vai ser seriamente agravado.

De acordo com informação governamental, o universo de veículos abrangidos por este aumento contempla cerca de 3 milhões de veículos de categoria A e de 500 mil da categoria E!

Assim, os veículos da categoria E vão ser seriamente penalizados e 2024 pode ser apenas o início…

Veja também IUC Motociclos 2023

Situação atual

A fórmula de cálculo atual, no caso concreto dos veículos Categoria E (motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos), apenas considera para efeito de valor a tributar dois elementos: o escalão da cilindrada e o ano de matrícula do veículo, não havendo qualquer menção às emissões, à componente ambiental.

A tabela E, que abaixo se reproduz, mostra isso mesmo, sendo que veículos com cilindrada inferior a 350 cc ficam isentos, dado o valor a cobrar ser inferior a 10€, algo que sucede desde há alguns anos. Nos veículos matriculados entre 1992 e 1996 a taxa é mais reduzida. Nos anteriores a 1992 a isenção é generalizada.

Já de 1997 em diante, na legislação atual, apenas é considerada a cilindrada e, por exemplo, um motociclo de 1997 com 800 cc paga o mesmo valor que um motociclo de 2023 com 1900 cc. Neste caso concreto, a atualização de valores deverá ter em conta a inflação, mas foquemo-nos nos veículos mais antigos da Categoria E, anteriores a 2007.

O que vai mudar

A informação é ainda escassa e a categoria E apenas é mencionada no ponto “2.4.3.5 – Equidade Fiscal”, mas a conclusão é óbvia: mais tributação nos veículos matriculados até 2007, algo a que no documento se chama, pomposamente: “Reforma Ambiental do IUC”.

A componente das emissões entra na fórmula de cálculo, tal como consta na Proposta, que já consultámos, e é um documento de 407 páginas. Citando:

“A reforma terá um limite de € 25 por veículo em 2024, sendo este progressivamente aumentado até que a taxa de IUC represente a totalidade da tributação relativa ao CO2 emitido por estes veículos.

Esta medida conjuga-se com a criação de um incentivo ao abate de veículos antigos, que visa promover a renovação do parque automóvel e a descarbonização do transporte de passageiros.”

No caso dos ligeiros de passageiros (categoria B) estão até previstos incentivos para o abate, mas será que se vão estender também à categoria E, motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos? Em que condições? Qual o valor a atribuir? Vão mesmo ser abatidos motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos?

Página 1 de 2
12Próximo
Tags: AgravamentoCategoria EdestaqueEmissões de CO2IUC

RELACIONADOS

Aprilia Tuareg Racing faz história no Hellas Rally Raid
Notícias

Aprilia Tuareg Racing faz história no Hellas Rally Raid

Jacopo Cerutti e a equipa Aprilia Tuareg Racing tiveram um desempenho histórico no Hellas Rally Raid 2025, conquistando não...

Por Redação
2 Junho, 2025
Esta empresa de impressão 3D produziu uma moto
Notícias

Esta empresa de impressão 3D produziu uma moto

Não é preciso dedicar-se exclusivamente à impressão 3D para saber que ela avançou muito. Graças à introdução de polímeros...

Por Redação
30 Maio, 2025
Ducati inicia a produção da Desmo450 MX
Notícias

Ducati inicia a produção da Desmo450 MX

A produção da nova Desmo450 MX, a primeira moto de motocross da história da Ducati, está em andamento na...

Por Redação
28 Maio, 2025
Campeonato Nacional de Motocross decide-se em Fernão Joanes
Notícias

Campeonato Nacional de Motocross decide-se em Fernão Joanes

A penúltima jornada do Campeonato Nacional de Motocross disputou-se em Fernão Joanes no passado domingo, mas será preciso esperar...

Por Redação
28 Maio, 2025
Próximo Post
MO Racing Team na penúltima ronda do ESBK

MO Racing Team na penúltima ronda do ESBK



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt