Regressamos à Europa para falar de uma marca com um historial incrível e cujas origens são suecas, mas que na atualidade faz parte do universo KTM, sendo que também chegou a estar sob a alçada da BMW.
Uma pura moto de enduro, egoísta por não permitir passageiro, mas também hedonista e capaz de transmitir sensações como só mesmo as motos de off-road sabem transmitir.
Fala-nos de ti e da tua experiência no mundo das motos…
Sou o João, um miúdo com 49 anos de idade que adora andar de moto. Comecei pela estrada aos 22 anos, sendo a minha primeira moto uma trail, nomeadamente uma Honda Africa Twin 750 de 1995. Depois tive uma Honda Varadero 1000, uma Honda VFR 800 VTEC, tendo agora uma companheira de viagem chamada BMW RT 1200. Aos 25 anos, experimentei o off road e fiquei apaixonado, nunca mais parei. Comecei com uma Honda CR 250, depois mais duas Honda, primeiro a CRF 450 e depois a CRF 450X, passando depois para a KTM SX 350 e Husqvarna FE 350.
Que tipo de motociclista és?
Sou um motociclista apaixonado pelas duas rodas, onde sempre que posso, efetuo as minhas deslocações de moto. Relativamente ao off-road tento fazer duas saídas por semana, a fim de manter a forma.
Porquê esta moto em particular? O que mais e menos gostas nela?
Optei pelo Grupo KTM, atento à fiabilidade apresentada e visto que este grupo possui, em minha opinião, as melhores motos de enduro. São muito eficientes e fáceis de guiar.
Husqvarna? Na altura optei por esta marca visto ser uma moto com melhor equipamento de série, assim como ainda possuir bielas de amortecedor ao contrário da gama de enduro da KTM.
Negativamente, poderei apontar a suspensão, a qual em uso da moto em baixo e médio regime é suficiente, mas em alto regime, torna-se insegura atento ao facto de a WP usar nestes modelos suspensões de cartuchos abertos e independentes, tornando a moto instável com o baixar crónico e em demasia da frente, por esta não ter consistência. Eu melhorei a minha apenas com o alterar da graduação do óleo da mesma.
Veja também a moto do leitor BMW 1200 GS
Prevês sucessora? Qual?
Eu quero acreditar que sim, que haja sucessora. Espero que esta conjuntura financeira deixe de nos perseguir e dê condições a todos para aproveitar a vida da melhor forma.
Qual delas? Adoro os próximos modelos de enduro 2024, da Husqvarna e KTM. Vamos acreditar com sorrisos no rosto.
Que conselhos dás a quem anda de moto? E a quem não anda?
Conselhos. A quem anda de moto, que respeite sempre as suas montadas, e tenham cuidado, sendo sempre defensivos. Não abdiquem dos equipamentos de proteção, no off-road e na estrada.
A quem não anda de moto, aconselho a experimentar, pois ganhará anos de vida e sorrisos no rosto.