fbpx
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
    • Acessórios
    • Equipamentos
  • Vídeos
  • Testes
  • Contactos
  • Assinaturas
  • Revistas Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
    • Acessórios
    • Equipamentos
  • Vídeos
  • Testes
  • Contactos
  • Assinaturas
  • Revistas Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

A importância dos autocolantes: o caso da DT 125R

Redação Por Redação
1 Abril, 2023
em Notícias, Sem Categoria
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Quem te manda a ti, sapateiro, tocar rabecão?

(Ditado popular)

As motos têm uma forte componente estética e visual e no caso dos modelos com autocolantes essa dimensão é ainda mais importante uma vez que permite uma infinidade de conjugações com custos reduzidos e resultados muito interessantes.

Como alguns se recorda, aquando da crónica sobre a icónica DT 125R mencionei que a mesma estava bastante próxima do original (estamos sempre a falar de uma moto com mais de 30 anos) e que um dos aspetos a melhorar era aplicar um conjunto de autocolantes réplicas dos originais, vindos de Inglaterra uma vez que os que tinha não eram do meu agrado.

Adiei o projeto de troca por algum tempo por uma razão óbvia: não sou sapateiro e nem sei tocar rabecão, com pena minha! Ou seja, depois de ponderar bem decidi que a melhor opção era pedir ajuda a alguém com mais competências que eu. Não sendo uma tarefa de complexidade extrema o facto é que requer técnica e muita destreza manual para que o resultado corresponda às expetativas

 

Troca de autocolantes: antes, durante e depois

 

Tenho que fazer aqui um agradecimento público ao Luís da ALC Publicidade pela disponibilidade e simpatia em fazer a aplicação dos autocolantes que nem sequer foram por ele comercializados.

Da minha parte assumo que pouco mais fiz do que remover os antigos (parte mais fácil) e ir trocando com ele algumas impressões de como seria o resultado final, incluindo mostrar uma foto de um modelo original de 1991.

Vamos ser claros! Para muitos de vocês poder ser e é uma tarefa simples, mas depois do que vi sou o primeiro a assumir que não é bem assim!

Foram cuidadosamente limpas todas as áreas onde vão ser colocados os autocolantes e só depois se começa, meticulosamente, o processo de colagem que parece simples, mas não!

Começou-se pelas tampas dos radiadores, que não são exatamente iguais e, para piorar, no meu caso não são originais, mas antes umas réplicas da HP e cujo recorte lateral é ligeiramente diferente das originais e implicou um pequeno corte no autocolante da tampa esquerda.

Depois a colagem nos autocolantes das tampas laterais/malas implica cuidados especiais e medições uma vez que não são assimétricas, sendo que a do lado direito é mais curva por estar moldada para a ponteira de escape que passa por baixo.

Mesmo na mica dianteira (também conhecida por babete) foram feitos vários ensaios antes de escolher o posicionamento em definitivo para depois colocar ainda outro autocolante, tal como no guarda-lamas traseiro com o nome YAMAHA.

Até me causou alguma impressão ver que, em dados momento, o Luís fazia estrategicamente pequenos furos aqui e acolá, mas a explicação para tal opção, como forma de prevenir a formação de bolhas, fazia todo o sentido.

No final só posso dizer que adorei o resultado, mas sugiro que avaliem por vocês o “antes” (com os autocolantes que trazia desde que a adquiri), “durante” (completamente despida em que fica com um look mais triste) e o “depois”, ou seja, resultado final!

 

Texto e fotos: Pedro Pereira

Tags: autocolantesDTRYamaha DT 125R

RELACIONADOS

Penamacor recebeu o projeto “Formação em Movimento”
Notícias

Penamacor recebeu o projeto “Formação em Movimento”

No passado dia 23 de setembro a Academia de Condução Moto trouxe a Penamacor o recentemente criado módulo de...

Por Redação
27 Setembro, 2023
Triumph revelou MX 250 em Los Angeles
Notícias

Triumph revelou MX 250 em Los Angeles

A Triumph revelou a nova moto de motocross de 250 cc, a MX 250, pela primeira vez ao público...

Por Redação
27 Setembro, 2023
VÍDEO – 1.º Passeio da Revista Motos
Notícias

VÍDEO – 1.º Passeio da Revista Motos

VÍDEO – 1.º Passeio da Revista Motos: Já se sabia antecipadamente que a chuva iria marcar presença na 1.ªedição...

Por Pedro Pereira
27 Setembro, 2023
Revista Motos de outubro já nas bancas
Notícias

Revista Motos de outubro já nas bancas

Mais uma edição da Revista Motos que chega às bancas, desta vez é a edição de outubro que tem...

Por Ricardo Carvalho
27 Setembro, 2023
Próximo Post
Ciclomotores e Motociclos que marcaram uma geração – Kawasaki ZXR 750

Ciclomotores e Motociclos que marcaram uma geração – Kawasaki ZXR 750





ADVERTISEMENT
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Testes
  • Contactos
  • Assinaturas
  • Revistas Digitais

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
    • Acessórios
    • Equipamentos
  • Vídeos
  • Testes
  • Contactos
  • Assinaturas
  • Revistas Digitais

Copyright © 2023 - revistamotos.pt