fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

A importância dos autocolantes: o caso da DT 125R

Redação Por Redação
1 Abril, 2023
em Notícias, Sem Categoria
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Quem te manda a ti, sapateiro, tocar rabecão?

(Ditado popular)

As motos têm uma forte componente estética e visual e no caso dos modelos com autocolantes essa dimensão é ainda mais importante uma vez que permite uma infinidade de conjugações com custos reduzidos e resultados muito interessantes.

Como alguns se recorda, aquando da crónica sobre a icónica DT 125R mencionei que a mesma estava bastante próxima do original (estamos sempre a falar de uma moto com mais de 30 anos) e que um dos aspetos a melhorar era aplicar um conjunto de autocolantes réplicas dos originais, vindos de Inglaterra uma vez que os que tinha não eram do meu agrado.

Adiei o projeto de troca por algum tempo por uma razão óbvia: não sou sapateiro e nem sei tocar rabecão, com pena minha! Ou seja, depois de ponderar bem decidi que a melhor opção era pedir ajuda a alguém com mais competências que eu. Não sendo uma tarefa de complexidade extrema o facto é que requer técnica e muita destreza manual para que o resultado corresponda às expetativas

 

Troca de autocolantes: antes, durante e depois

 

Tenho que fazer aqui um agradecimento público ao Luís da ALC Publicidade pela disponibilidade e simpatia em fazer a aplicação dos autocolantes que nem sequer foram por ele comercializados.

Da minha parte assumo que pouco mais fiz do que remover os antigos (parte mais fácil) e ir trocando com ele algumas impressões de como seria o resultado final, incluindo mostrar uma foto de um modelo original de 1991.

Vamos ser claros! Para muitos de vocês poder ser e é uma tarefa simples, mas depois do que vi sou o primeiro a assumir que não é bem assim!

Foram cuidadosamente limpas todas as áreas onde vão ser colocados os autocolantes e só depois se começa, meticulosamente, o processo de colagem que parece simples, mas não!

Começou-se pelas tampas dos radiadores, que não são exatamente iguais e, para piorar, no meu caso não são originais, mas antes umas réplicas da HP e cujo recorte lateral é ligeiramente diferente das originais e implicou um pequeno corte no autocolante da tampa esquerda.

Depois a colagem nos autocolantes das tampas laterais/malas implica cuidados especiais e medições uma vez que não são assimétricas, sendo que a do lado direito é mais curva por estar moldada para a ponteira de escape que passa por baixo.

Mesmo na mica dianteira (também conhecida por babete) foram feitos vários ensaios antes de escolher o posicionamento em definitivo para depois colocar ainda outro autocolante, tal como no guarda-lamas traseiro com o nome YAMAHA.

Até me causou alguma impressão ver que, em dados momento, o Luís fazia estrategicamente pequenos furos aqui e acolá, mas a explicação para tal opção, como forma de prevenir a formação de bolhas, fazia todo o sentido.

No final só posso dizer que adorei o resultado, mas sugiro que avaliem por vocês o “antes” (com os autocolantes que trazia desde que a adquiri), “durante” (completamente despida em que fica com um look mais triste) e o “depois”, ou seja, resultado final!

 

Texto e fotos: Pedro Pereira

Tags: autocolantesDTRYamaha DT 125R

RELACIONADOS

Qual a multa por não parar num sinal vermelho?
Notícias

Qual a multa por não parar num sinal vermelho?

A não paragem antes de atingir a zona regulada pelo sinal de cor vermelho, é uma infração considerada muito...

Por Redação
30 Outubro, 2025
Pedro Bianchi Prata vai competir no Addax Rally com uma moto 100% elétrica
Competição

Pedro Bianchi Prata vai competir no Addax Rally com uma moto 100% elétrica

O piloto e empresário Pedro Bianchi Prata prepara-se para escrever mais um capítulo histórico no motociclismo mundial: será o...

Por Redação
30 Outubro, 2025
Nova MV Agusta Brutale 800 é brutalmente divertida
Notícias

Nova MV Agusta Brutale 800 é brutalmente divertida

A Brutale 800 representa a continuação natural da icónica linhagem Brutale, incorporando a expressão mais pura do ADN desportivo...

Por Redação
29 Outubro, 2025
Gama Sport Heritage da Yamaha presta homenagem aos mais icónicos
Notícias

Gama Sport Heritage da Yamaha presta homenagem aos mais icónicos

A gama Sport Heritage da Yamaha presta homenagem aos pilotos e máquinas mais icónicas da incrível história da marca,...

Por Redação
29 Outubro, 2025
Próximo Post
Ciclomotores e Motociclos que marcaram uma geração – Kawasaki ZXR 750

Ciclomotores e Motociclos que marcaram uma geração – Kawasaki ZXR 750



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt