fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

A importância dos autocolantes: o caso da DT 125R

Redação Por Redação
1 Abril, 2023
em Notícias, Sem Categoria
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Quem te manda a ti, sapateiro, tocar rabecão?

(Ditado popular)

As motos têm uma forte componente estética e visual e no caso dos modelos com autocolantes essa dimensão é ainda mais importante uma vez que permite uma infinidade de conjugações com custos reduzidos e resultados muito interessantes.

Como alguns se recorda, aquando da crónica sobre a icónica DT 125R mencionei que a mesma estava bastante próxima do original (estamos sempre a falar de uma moto com mais de 30 anos) e que um dos aspetos a melhorar era aplicar um conjunto de autocolantes réplicas dos originais, vindos de Inglaterra uma vez que os que tinha não eram do meu agrado.

Adiei o projeto de troca por algum tempo por uma razão óbvia: não sou sapateiro e nem sei tocar rabecão, com pena minha! Ou seja, depois de ponderar bem decidi que a melhor opção era pedir ajuda a alguém com mais competências que eu. Não sendo uma tarefa de complexidade extrema o facto é que requer técnica e muita destreza manual para que o resultado corresponda às expetativas

 

Troca de autocolantes: antes, durante e depois

 

Tenho que fazer aqui um agradecimento público ao Luís da ALC Publicidade pela disponibilidade e simpatia em fazer a aplicação dos autocolantes que nem sequer foram por ele comercializados.

Da minha parte assumo que pouco mais fiz do que remover os antigos (parte mais fácil) e ir trocando com ele algumas impressões de como seria o resultado final, incluindo mostrar uma foto de um modelo original de 1991.

Vamos ser claros! Para muitos de vocês poder ser e é uma tarefa simples, mas depois do que vi sou o primeiro a assumir que não é bem assim!

Foram cuidadosamente limpas todas as áreas onde vão ser colocados os autocolantes e só depois se começa, meticulosamente, o processo de colagem que parece simples, mas não!

Começou-se pelas tampas dos radiadores, que não são exatamente iguais e, para piorar, no meu caso não são originais, mas antes umas réplicas da HP e cujo recorte lateral é ligeiramente diferente das originais e implicou um pequeno corte no autocolante da tampa esquerda.

Depois a colagem nos autocolantes das tampas laterais/malas implica cuidados especiais e medições uma vez que não são assimétricas, sendo que a do lado direito é mais curva por estar moldada para a ponteira de escape que passa por baixo.

Mesmo na mica dianteira (também conhecida por babete) foram feitos vários ensaios antes de escolher o posicionamento em definitivo para depois colocar ainda outro autocolante, tal como no guarda-lamas traseiro com o nome YAMAHA.

Até me causou alguma impressão ver que, em dados momento, o Luís fazia estrategicamente pequenos furos aqui e acolá, mas a explicação para tal opção, como forma de prevenir a formação de bolhas, fazia todo o sentido.

No final só posso dizer que adorei o resultado, mas sugiro que avaliem por vocês o “antes” (com os autocolantes que trazia desde que a adquiri), “durante” (completamente despida em que fica com um look mais triste) e o “depois”, ou seja, resultado final!

 

Texto e fotos: Pedro Pereira

Tags: autocolantesDTRYamaha DT 125R

RELACIONADOS

Aprilia Tuareg Racing faz história no Hellas Rally Raid
Notícias

Aprilia Tuareg Racing faz história no Hellas Rally Raid

Jacopo Cerutti e a equipa Aprilia Tuareg Racing tiveram um desempenho histórico no Hellas Rally Raid 2025, conquistando não...

Por Redação
2 Junho, 2025
Esta empresa de impressão 3D produziu uma moto
Notícias

Esta empresa de impressão 3D produziu uma moto

Não é preciso dedicar-se exclusivamente à impressão 3D para saber que ela avançou muito. Graças à introdução de polímeros...

Por Redação
30 Maio, 2025
Ducati inicia a produção da Desmo450 MX
Notícias

Ducati inicia a produção da Desmo450 MX

A produção da nova Desmo450 MX, a primeira moto de motocross da história da Ducati, está em andamento na...

Por Redação
28 Maio, 2025
Campeonato Nacional de Motocross decide-se em Fernão Joanes
Notícias

Campeonato Nacional de Motocross decide-se em Fernão Joanes

A penúltima jornada do Campeonato Nacional de Motocross disputou-se em Fernão Joanes no passado domingo, mas será preciso esperar...

Por Redação
28 Maio, 2025
Próximo Post
Ciclomotores e Motociclos que marcaram uma geração – Kawasaki ZXR 750

Ciclomotores e Motociclos que marcaram uma geração – Kawasaki ZXR 750



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt