Nova vida para a Suzuki DR 650?
Continua a ser praticamente impossível encontrar uma moto com reais capacidades para andar fora de estrada, para viajar, para trilhos mesmo inóspitos, ao nível da Suzuki DR 650 e por preços similares.

Tem uma grande simplicidade e acessibilidade mecânica, pouca eletrónica (ainda alimentada a carburador), a suspensão dianteira é do tipo convencional, não tem ABS e nenhuma das mordomias que a tecnologia atual permite, tipo modos de condução, iluminação led, ecrã TFT…
É a moto em “estado puro” e isso ajuda a explicar o seu sucesso e o baixo custo de aquisição nos mercados onde ainda está disponível. Assim, têm surgido várias petições para que venha a ser atualizada.

O objetivo é que possa ser mais “enquadrada” no século XXI, mas sem perder a sua simplicidade e caráter dualista, mantendo um custo de aquisição mais contido, tal como o peso e as especificações técnicas.
Alterações simples como a adição de uma sexta velocidade, sistema ABS, injeção eletrónica e suspensões mais atuais iriam melhorar, ainda mais, a moto no seu todo. Além disso, iriam permitir que pudesse vir a ser comercializada em muitos outros mercados, incluindo na Europa, a um preço competitivo, sem alterar muito o seu caráter, simplicidade ou aumentar muito o peso global.
Se quiser participar numa das petições dirigidas à Suzuki, este é o link de uma delas.