O jovem piloto português de motociclismo Francisco (“Kiko”) Maria, vice-campeão nacional na categoria de PréMoto3, vai alinhar esta época em 20 provas, repartidas por três competições, duas das quais a disputar maioritariamente em Espanha.
A primeira coincide com a jornada de abertura da European Talent Cup (ETC), considerada o principal trampolim para os jovens dos escalões de formação que ambicionam chegar ao Mundial de Moto GP, que irá ter lugar no Circuito do Estoril nos próximos dias 6 e 7 de abril.
Do programa do evento constam também as primeiras corridas dos campeonatos Mundial de Moto 3 Júnior e Europeu de Moto 2. Nos planos do piloto, que fará 15 anos na próxima quinta-feira, primeiro dia da prova, destinado a treinos livres, estão ainda os campeonatos nacionais de velocidade de Portugal e Espanha na categoria de PréMoto3, repetindo, assim, o que fez na época de passada.
A estrutura em que se apoiará será mais experimentada do que aquela que lhe permitiu discutir, até à última corrida, o título nacional em 2018. O “naming” da equipa também é novo (Moto Action Team), associando de forma mais evidente o seu principal patrocinador, a Galp, à sua promissora carreira.
O outro é a Berner, referência mundial na comercialização de produtos consumíveis e ferramentas para os sectores automóvel e da construção. Na operacionalização do seu projeto desportivo, o jovem piloto conta ainda, entre outros, com os apoios da Federação de Motociclismo de Portugal (FPM) e da Fundação do Desporto.
Sinalizando o seu envolvimento no projeto desportivo do jovem piloto português, na respetiva apresentação pública estiveram o presidente da FPM, Vitor Marinheiro, e os diretores de marketing da Galp, João Torneiro, e da Berner, João Correia.