Tendo por base a motorização e toda a parte ciclistica da CB650, chega a nova Honda CBR650R, uma moto que deixa de parte o F na sua denominação, que se transforma em R.
Acrescenta uma carenagem integral de faróis duplos rasgados inspirados na CBR1000RR, posição de condução mais desportiva e no banco de duas peças.
Face à CBR650F poupam-se aproximadamente 5 kg e melhora-se o equipamento, renovando-se a estética.
O motor tetracilindrico em linha transversal foi revisto e é um 649 cc, 4T, LC, 16V, DOHC, IE de 94 CV com condutas de admissão, escape e árvores de cames otimizadas com novo sistema de escape e mais potência.
Outra novidade é o facto de equipar controlo de tração HSTC. O quadro perimetral tubular é de aço de novo desenho e geometria, o mesmo da CB650R, mas mais leve.
Monta os mesmo travões da naked CB650R, dois discos de travão dianteiros flutuantes com pinças radiais Nissin, com novas jantes em liga leve. A forquilha é uma Showa SFF invertida de 41 mm e monta um novo monoamortecedor.