Como que saído de um filme do Alien, a BMW apresentou um incrível chassis em 3D que utiliza a tecnologia de impressão por camadas, que permite a construção de elementos que seriam impossíveis de realizar de outra forma.
O protótipo mostrado é para uma S1000RR e inclui um basculante do mesmo estilo, tudo muito orgânico. Isto permite otimizar um chassis para que seja mais rígido ou flexível em zonas muito específicas e seja, ao mesmo tempo, o mais leve possível.
A marca alemã não libertou muita informação sobre este produto, mas parece se apenas um exemplo do que o departamento de protótipos da marca é capaz de criar, utilizando a tecnologia de impressão 3D. Segundo a marca, “as peças tridimensionais, feitas de plástico ou metal, tomam forma camada a camada.
As peças fabricadas desta forma oferecem elevado grau de liberdade no que diz respeito ao desenho e podem ser produzidas com rapidez e com a qualidade pretendida. Não há necessidade de utilizar ferramentas de produção tradicionais, como moldes e prensas. A geometria das várias partes é determinada por um conjunto de dados digitais”.
Para já não há tempo para construir muitos chassis 3D para motos de série, mas aos poucos será uma solução de futuro.