A marca de Varese mostra a enésima versão America, no caso a Brutale 800 RR America. Baseada na recém apresentada Brutale 800 RR, é uma homenagem à MV Agusta S America 750 de 1975.
Não é a única homenagem da marca à sua mítica motor, pois no ano 2000, um Brutale tetracilindrica foi batizada com a designação America. As duas homenagens que se seguiram aconteceram em 2012, com uma série especial feita sobre a base de uma Brutale de quatro cilindros e em 2017, quando foi desenvolvida com base de uma tricilindrica de 800 cc.
Em 2018, a marca volta à carga com a versão RR da Brutale 800, é por isso a segunda tricilindrica da marca italiana que leva a designação America.
As diferenças da Brutale America para a Brutale RR não são muitas, mas existem, principalmente na estética. Assim, incorpora uma vistosa pintura de três tons, azul, vermelho e branco, as cores da bandeira americana. Tem também um assento vermelho com uma nova cobertura e debruado a dourado.
Evidentemente, não falta a placa numerada no guiador e os autocolantes “America Special Edition”. A Brutale 800 RR é uma naked tricilindrica de 798 cc com 140 cv com controlo de tração ajustável, mapas de potência e instrumentação digital.
Na cíclistica conta com um chassis multitubular de aço e um monobraço basculante fundido em alumínio com suspensões Marzocchi/Sachs. AS jantes são de 17″ e tem duplo travão de discos dianteiros de 320 mm com pinças Brembo e ABS.