fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Watkins M001 mostra como é difícil simplificar uma moto

Redação Por Redação
25 Março, 2018
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

A Watkins 001 é a demonstração de como é difícil simplificar uma moto, mantendo o essencial dessa mesma moto. O seu criador, Jack Watkins é engenheiro, para além de professor e investigador da Universidade Tecnológica de Gdansk, na Polónia.

Watkins comprou uma BMW R1150T da qual apenas aproveitou o motor, boxer, com o cardán e o amortecedor traseiro. Não utilizou nem sequer as rodas: a dianteira é de uma Yamaha FJ6 e a traseira de uma GS.

E foi aqui que teve início o verdadeiro trabalho deste engenheiro, construir um chassis minimalista ao redor deste grande motor, com a obsessão acrescentada de incorporar uma suspensão dianteira tipo Harrier, com dois braços e dois amortecedores, que no caso são de uma Guzzi V7 e cumprem na perfeição com o seu trabalho.

Esta peça foi muito trabalhada, pois para a zona dos braços e para as ancarogens foi preciso criar rolamentos, suportes, entre outros.

A chave do chassis são duas platinas em aço produzidas com tecnologia 3D. Watkins não descarta produzi-las em alumínio, ainda que o aço tenha facilitado a soldadura num projeto que Watkins fez sozinho, e com pouca ajuda.

Atrás, umas alhetas em alumínio suportam os indicadores de mudança de direção e a matrícula. Todo o sistema elétrico, a bateria, a bomba de co,bustível e o depósito de 16 litros, ficam ocultos dentro do chassis, a peça que mais trabalho deu ao engenheiro.

Uma moto diferente, feita de peças de váris marca e de várias motos, mas que, no fim, todas encaixam.




Tags: BMWWatkinsYamaha

RELACIONADOS

Monte Gordo decisivo?
Competição

Monte Gordo decisivo?

Monte Gordo Sand Race pode decidir títulos mundiais já no próximo fim de semana. A Monte Gordo Sand Race...

Por Domingos Janeiro
28 Novembro, 2025
Sobre duas Rodas: A Arte de Conduzir com Segurança – Livro
Notícias

Sobre duas Rodas: A Arte de Conduzir com Segurança – Livro

Sobre Duas Rodas: A Arte de Conduzir com Segurança de Domingos Simões, é apresentado no próximo dia 6 de...

Por Domingos Janeiro
28 Novembro, 2025
Quinta geração Ducati Monster
Notícias

Quinta geração Ducati Monster

Quinta geração Ducati Monster entra em produção. A primeira Monster de quinta geração já saiu da linha de produção....

Por Domingos Janeiro
28 Novembro, 2025
Gama Scorpion Exo 2026
Notícias

Gama Scorpion Exo 2026

A Gama Scorpion Exo para 2026 foi apresentada em Fátima, e nós estivemos lá para conhecer de perto as...

Por Domingos Janeiro
26 Novembro, 2025
Próximo Post
Ivo Lopes faz tocar hino nacional no Estoril

Ivo Lopes faz tocar hino nacional no Estoril



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt