Após a apresentação Oficial do 28.º Portugal de Lés-a-Lés e do 2.º Portugal de Lés-a-Lés Classic, na Figueira da Foz, onde decorreram as primeiras inscrições, é agora tempo para dar seguimento a estes eventos organizados pela Federação de Motociclismo de Portugal através da inscrição online no site www.les-a-les.com. Tempo para garantir um lugar tanto na ‘grande aventura’, que vai para a estrada de 10 a 13 de junho, como para a variante clássica, destinada a motos com mais de 30 anos, e que se realiza de 30 de abril a 3 de maio, de Lamego a Sangalhos, com passagem em São Pedro do Sul e Caramulo.

As cidades de partida e chegadas já foram divulgadas e o percurso está em fase final de elaboração, pelo que a preparação para a presença nos Lés-a-Lés começa com o ato de inscrição que pode ser feita até ao dia 12 de abril, no caso do Classic, e até 17 de maio, para o mais convencional Lés-a-Lés de estrada. Note-se, no entanto, que, sobretudo no caso deste e à imagem do que tem acontecido nos últimos anos, é possível que as inscrições fechem mais cedo, assim que seja atingido o número limite de participantes estipulado pela organização.

2026 oferece um percurso inovador, ligando ligar Faro a Vizela, com paragem em Alcochete e S. Pedro do Sul, com uma extensão total de 1155 quilómetros e um revolucionário Passeio de Abertura, em Faro. Ajudando a poupar forças para a longa e exigente primeira etapa, com 425 km desde a capital algarvia até Alcochete, os mototuristas terão direito a um turismo diferente, em agradável passeio de barco até à Ilha da Culatra, no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Na segunda etapa, entre Alcochete e São Pedro do Sul serão cumpridos 430 km, enquanto no último dia, a ligação mais curta que não menos exigente em termos de condução, terá apenas 300 km até Vizela.

A mesma ambição de descobrir o país por algumas das mais cativantes estradas nacionais e municipais, fugindo das autoestradas, vias rápidas e outros sinais de modernidade rodoviária, existe no 2.º Portugal de Lés-a-Lés Classic apresenta, no entanto, uma filosofia bem diferente. Além de deslumbrantes paisagens através de serras, vales e planícies, rios, lagos e barragens, este é um passeio onde a História tem um papel primordial. Assim, ao longo de três dias e com etapas mais curtas, a rondar os 150 km, os participantes com motos antigas e clássicas de fabrico anterior a 1996, terão tempo para apreciar as muito respeitáveis senhoras do pelotão e de sobre elas falar com outros entusiastas. Mas terão também a oportunidade de visitar uma recheada coleção privada em S. Pedro do Sul, bem como o célebre Museu do Caramulo e o Museu das 2 Rodas, instalado no edifício do Velódromo Nacional. Locais de eleição para apreciar a História do motociclismo em boa e conhecedora companhia ao longo de um passeio tranquilo, mas bem recheado de animação!





