fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Contacto – Loncin XWolf 1000R – Força bruta, alma de luxo

Fernando Neto Por Fernando Neto
4 Dezembro, 2025
em Motomais, Testes
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Contacto – Loncin XWolf 1000 R. Quando a brutalidade encontra o conforto, nasce uma experiência única no universo das moto4. A Loncin XWOLF 1000 R não é apenas mais um ATV de alta cilindrada. É uma verdadeira declaração de intenções. Com um visual musculado, um motor autoritário e um nível de conforto digno de um veículo de gama alta, esta moto4 promete levar-nos mais longe e mais depressa, como seria de esperar num ATV deste tipo. Fomos testá-la para perceber, no terreno, do que é realmente capaz. Spoiler: não ficámos indiferentes!

POR André Sanchez  • Fotos Loncin

Subir a bordo da Loncin XWOLF 1000 R é como montar um cavalo de batalha moderno. O seu porte é robusto, a posição de condução é elevada e dominante, e o assento podia perfeitamente rivalizar com o conforto de uma poltrona de sala. As primeiras impressões são de ergonomia natural e conforto absoluto, daqueles que nos fazem querer arrancar de imediato para trilhos longos.

O motor V-Twin de 976 cc é, sem rodeios, um dos pontos altos deste modelo. A aceleração é progressiva, com uma resposta suave em todos os regimes, e com uma potência imediata, quase sedutora. Mesmo em baixas rotações, o binário responde de forma pronta, o que torna a condução bastante intuitiva e divertida, fruto também do sistema de injeção EFI da Bosch.

Levámo-la por caminhos de terra, com pequenas pedras, zonas de lama e até algum asfalto. Os pneus de origem surpreenderam pela aderência, sobretudo com a tração 4×4 ligada, permitindo explorar a fundo os 101 cv disponíveis. A suspensão revelou-se outro trunfo, com um comportamento eficaz na absorção de impactos e uma excelente estabilidade geral. Só obstáculos mais exigentes obrigaram a algum esforço, mas nada que uma afinação não resolva.

Apesar de não termos enfrentado trilhos particularmente exigentes, a sensação de controlo da direção foi sempre positiva. No modo “normal” do EPS, a direção assistida revelou-se equilibrada, nem demasiado leve nem excessivamente pesada, transmitindo confiança em todas as situações. Isto inclui também as travagens, asseguradas por disco às quatro rodas, bem dimensionadas para uma máquina com cerca de 460 kg. O sistema de travagem mostrou-se exemplar: potente, com boa resposta e fácil de dosear.

Conforto e estética

Durante o percurso, o conforto destacou-se como talvez o elemento mais surpreendente da Loncin XWOLF 1000 R. A ausência de vibrações, o silêncio do motor e a suavidade da condução tornam-na num verdadeiro tapete voador. Mesmo em ritmos mais animados fora de estrada, a resposta imediata e viciante do acelerador convida a prolongar o passeio, graças à facilidade geral da sua condução.

Em termos estéticos, a XWOLF 1000 R marca pontos com um design agressivo, moderno e bem finalizado. Os elementos inspirados no “ADN de lobo” conferem-lhe uma presença imponente, e os acabamentos reforçam a sensação de qualidade premium. O painel de instrumentos digital a cores, de 7 polegadas, é claro, bem organizado, intuitivo e tátil, contribuindo para uma experiência sofisticada aos seus comandos.

No capítulo do equipamento, destacam-se elementos verdadeiramente úteis, como o guincho elétrico, a facilidade para alternar para 4×4 ou bloquear o diferencial apenas com um toque no botão e a admissão de ar colocada em posição elevada, ideal para travessias de água. Soma-se um espaço de arrumação generoso, tomadas USB-A e USB-C acessíveis, e pormenores pensados para facilitar a vida a quem passa muito tempo sobre quatro rodas. Mesmo sem termos feito quilómetros suficientes para avaliar os consumos, o enorme depósito de 33 litros, colocado sob o assento, promete uma autonomia de respeito.

Misturar trabalho com lazer

Apesar de se assumir como um ATV claramente orientado para o lazer, não há dúvidas de que a XWOLF 1000 R tem também argumentos sólidos para o trabalho. Tem força, resistência e todo o equipamento necessário para enfrentar dias exigentes no campo ou na serra, sem abdicar de uma ponta de luxo.

Durante a apresentação, tivemos também oportunidade de conduzir a XWOLF 700, uma versão mais focada na utilidade e simplicidade mecânica. Menos refinada nos detalhes e extras, mas também mais direta e divertida, especialmente para quem procura uma experiência mais pura e descomplicada. A diferença de potência em relação à 1000 R é bem evidente, tal como a ausência de direção assistida torna a condução mais desafiante. Após experimentar ambas, percebe-se rapidamente que, apesar de competentes, jogam em ligas diferentes.

CONCLUSÃO

A Loncin XWOLF 1000 R, além de ser uma moto4 potente, é uma máquina que combina brutalidade com conforto, e desempenho com requinte. Um verdadeiro colosso do todo-o-terreno, tanto capaz de enfrentar a lama mais densa como de proporcionar um passeio descontraído por estradões. Com um preço de venda ao público de 11 490 €, a Loncin XWOLF 1000 R posiciona-se de forma competitiva no segmento, considerando o que oferece em potência, conforto e versatilidade.

Tags: LoncinLoncin XWolfmotosQuadRevista Motos

RELACIONADOS

Bajaj em Lisboa com flagship store
Motomais

Bajaj em Lisboa com flagship store

A Bajaj chegou a Portugal com a abertura da sua primeira flagship store em Lisboa. A marca indiana pretende...

Por Fernando Neto
3 Dezembro, 2025
Capacetes integrais BEON
Equipamentos

Capacetes integrais BEON

Proteção, conforto e estilo, são estas as características que a BEON pretende preencher sempre com os seus capacetes integrais....

Por Fernando Neto
2 Dezembro, 2025
Contacto – Voge SR3 – Urbana e potente
Motomais

Contacto – Voge SR3 – Urbana e potente

Contacto - Voge SR3. É relativamente nova no mercado nacional, mas a Voge já conquistou, em definitivo, um importante...

Por Fernando Neto
3 Dezembro, 2025
Nova Triumph Tiger Sport 800 Tour
Motomais

Nova Triumph Tiger Sport 800 Tour

A Triumph Motorcycles continua a aumentar a sua gama de motos para 2026, desta feita com o lançamento da...

Por Fernando Neto
2 Dezembro, 2025


ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt