Contacto – Voge SR3. É relativamente nova no mercado nacional, mas a Voge já conquistou, em definitivo, um importante lugar no coração dos portugueses. Isto deve-se à qualidade dos produtos que tem vindo a apresentar, em particular no que às scooter diz respeito. A gama volta a crescer através desta equilibrada SR3, que mantém o segmento das “GT” bem ativo.

POR Fernando Pereira • Fotos Voge Ibérica
Pertencente ao gigante grupo asiático Loncin e afirmando-se como marca “Premium” do mesmo, a Voge, tem vindo a alargar a sua vasta gama de motos e a lançar modelos que tem tido muito boa aceitação no mercado. Os motivos são diversos, como a sua qualidade geral, ou pelo design que se tem vindo a aproximar cada vez mais do gosto e demanda do mundo ocidental.
A gama Voge é ampla e marca já presença em quatro segmentos muito distintos entre eles: Adventure, Naked, Classic e Scooter. Além disso, a versatilidade da marca está de igual forma espelhada no campo das cilindradas, conseguindo cobrir um pouco de todas as exigências no mercado que se situem entre os 125 cc e os 900 cc.

Novo membro na família
O mercado vai ditando as modas e cabe às marcas conseguirem agir ou reagir o mais rápido possível. E quando se fala de um gigante como a “Loncin” o “reagir” é muito rápido. Fabricante de todos os tipos de motores e cilindradas, para a marca asiática é simples e rápido o processo de criação de novos modelos. Primeiro, a gama SR apresentou o modelo SR1, uma scooter 125 cc muito elegante, estilo “GT”, confortável e com estilo elegante, para depois voltar a surpreender com a SR4, que mantinha todos os argumentos da oitavo-de-litro, mas com um motor super potente e equilibrado de 400 cc. Agora, volta a investir nesta família de scooter, apresentando um meio termo, 250 cc, que volta a colocar a marca em destaque no mercado. A SR3 é um modelo totalmente feito de raiz pela Voge, com recurso ao motor monocilindrico de 250 cc.

Estética e desempenho
À semelhança de todos os outros modelos da Voge, também a SR3 foi concebida por um gabinete de design italiano e essa escola/influência está claramente refletida nas linhas desta scooter. Destaca-se pelos traços fluídos e modernos que agradam a todos desde o primeiro olhar. Um modelo que consegue, de forma brilhante, conjugar uma série de estilos como o turístico, executivo e ainda o desportivo.
Já no campo das prestações, o motor com 25,5 cv tem uma resposta forte em todos os regimes de rotação e o conjunto pesa um total de 165 kg em ordem de marcha. Isto deixa o modelo numa posição privilegiada quando a olhamos sob a perspectiva da relação peso/potência quando comparada com outras marcas dentro do mesmo segmento. Estas duas características são ponto central para o excelente desempenho da SR3, pois por um lado temos um peso que parece uma 125 cc, dotando-a de uma manobrabilidade muito intuitiva e uma facilidade de condução exemplar. Por outro lado, o seu motor permeia a Voge com um comportamento mais polivalente com a potência adicional que sentimos falta numa 125 cc em percursos mais longos, ou naquelas viagens que incluem vias rápidas ou auto-estradas.

Objectivo cumprido?
O grande objectivo da Voge ao criar esta nova opção, foi colocar um patamar intermédio onde conseguíssemos ter as dimensões contidas das 125 cc e as prestações mais contundentes da 350 cc. Neste particular, o objectivo foi claramente cumprido, com uma nova opção que se mostra altamente competente. Em termos de equipamento a Voge SR3 vem equipada com jantes de 14 e 13 polegadas, uma distância entre eixos de 1525 mm e um assento com altura de 770 mm ao solo, o que garante estabilidade, amplitude e acessibilidade.

Uma nota ainda para um pormenor que pode fazer toda a diferença no conforto que é o apoio lombar. Este pequeno detalhe, aumenta e muito, o conforto para o condutor. Além disso, a SR3 inclui de série um para-brisas regulável manualmente, punhos aquecidos em três níveis e elementos de segurança como o controlo de tração (TCS), travões de disco com ABS de duplo canal, alerta de travagem de emergência ESS e ainda um completo sistema de iluminação “Full LED”. Graças ao generoso depósito de 14 litros de capacidade, a Voge anuncia uma autonomia que ronda os 447 km.

Muito útil é a grelha de transporte traseira, que em conjunto com os dois amplos porta-luvas (um deles com tomada USB integrada) e o compartimento por baixo do assento nos dá uma generosa capacidade de carga. Este último permite-nos guardar dois capacetes em simultâneo desde que seja um integral e outro tipo jet. Continuando no capítulo tecnológico, encontramos ainda o sistema de arranque sem chave, câmara HD com comando no punho para tirar fotografias e ainda um “slot” para o cartão de memória. O painel de instrumentos é um generoso TFT de 7” com emparelhamento aos smartphones e navegação curva a curva.
A demonstrar a confiança que a marca tem nos seus modelos, a SR3 conta com cinco anos de garantia de fábrica e está disponível em duas cores prata e cinzento antracite.

CONCLUSÃO
Na estrada o que mais se destaca é a qualidade geral e a facilidade de condução. Os travões são muito eficientes, nunca apresentado qualquer fadiga mesmo se utilizados energicamente. O motor sobe muito bem de rotação sem vibrações excessivas, transmitindo grande suavidade, beneficiando o conforto no dia a dia. As suspensões da frente absorvem muito bem as irregularidades da estrada e os dois amortecedores traseiros são firmes, mas podemos sempre afinar a pré-carga da mola, melhorando o seu comportamento. Em resumo, a Voge SR3 é um excelente produto e, neste momento, uma das melhores propostas do mercado entre as 250 cc. O valor de 3992 € (mais documentação) contribui para esta avaliação final positiva e faz-nos pensar que a marca está no caminho certo para o sucesso nos vários segmentos onde está ativa.




