A Bajaj conclui aquisição da KTM, que passarão a ser fabricadas na Índia. A partir de agora, a marca austríaca passa a ser controlada pela empresa indiana.
A Bajaj Auto indiana assumiu oficialmente o controlo da KTM. Consequentemente, a marca caminha para um novo futuro. A Bajaj Auto exerceu a opção de compra.

Há pouco mais de um ano, os problemas financeiros da KTM vieram ao de cima. Desde então, o ano seguinte trouxe altos e baixos. Contudo, houve sobretudo baixos.
Agora, a KTM tem finalmente um novo dono. A Pierer Mobility AG confirmou a aquisição pela Bajaj em comunicado. Assim, a Bajaj Auto International Holdings B.V. (BAIH) adquiriu participação maioritária na Pierer Mobility AG. Esta inclui Husqvarna e GasGas. Além disso, o acordo prevê que a Bajaj assuma o controlo de 50.100 ações, que eram detidas pela Pierer Industrie AG.
Bajaj conclui aquisição da KTM
Para maior transparência, duas mudanças de nome resultaram do negócio. A Pierer Bajaj AG passará a chamar-se Bajaj Auto International Holdings AG. Enquanto isso, a Pierer Mobility AG passará a ser Bajaj Mobility AG. Isto ocorre após a empresa indiana adquirir 74,9% das ações.

As entidades reguladoras aprovaram a transação. Anteriormente, a Bajaj injetou 800 milhões de euros em maio. O objetivo era manter a KTM em funcionamento. Um comunicado da Pierer Mobility AG confirma a aquisição. “A Bajaj Auto International Holdings B.V. exerceu a sua opção de compra.” Transferiram as ações para a Bajaj Auto International Holdings B.V. Assim, a BAIH passa a ser a única acionista da Pierer Bajaj AG. É também a acionista maioritária.
A nova administração espera algumas mudanças, tendo em conta declarações recentes de Rajiv Bajaj, que expressou admiração pelo número de empregados. A KTM tem 4.000, mas só 1.000 produzem motos. Portanto, a nova administração deverá querer emagrecer esta estrutura obesa.

Por:Paulo Araújo



