A Yamaha, amplamente reconhecida pelas suas motos de excelência, tem mantido uma presença discreta no mundo automóvel — embora com colaborações notáveis, como no desenvolvimento de motores lendários: o 4A-GE e o 2ZZ-GE da Toyota, o V10 do Lexus LFA, o V6 do Ford Taurus SHO e o V8 de 4,4 litros da Volvo.

Agora, a marca japonesa prepara-se para surpreender novamente, com a apresentação de um triciclo desportivo de três rodas no Japan Mobility Show, em Tóquio. Chamado Tricera, o modelo parece uma fusão entre o Morgan 3-Wheeler e o Polaris Slingshot, combinando estilo, inovação e tecnologia elétrica.
O Tricera foi revelado pela primeira vez há três anos como um conceito futurista. Desde então, o design foi refinado e está agora mais próximo de um veículo funcional e pronto para circular nas estradas. Ainda assim, a Yamaha não confirmou se o modelo será produzido em série.
Visualmente, o protótipo partilha a identidade das motos Yamaha, com faróis circulares, luzes diurnas LED horizontais e pequenas coberturas aerodinâmicas sobre as rodas dianteiras. O nariz apresenta linhas agressivas e, em comparação com o conceito inicial, o novo modelo inclui defletores de vento, espelhos retrovisores compactos e um habitáculo totalmente redesenhado, com bancos vermelhos escuros, volante e paddle shifters dourados.
O Tricera é movido por um motor elétrico, embora a Yamaha ainda não tenha divulgado a potência nem a capacidade da bateria. A grande novidade está no sistema de direção das três rodas, desenvolvido para proporcionar “um nível totalmente novo de ligação entre o condutor e o veículo”.
Além disso, o modelo integra um sistema de som adaptativo, que ajusta o tom do motor elétrico em função da condução, recriando uma experiência sensorial mais envolvente — algo que muitos veículos elétricos ainda procuram alcançar.
O Tricera será uma das principais atrações da Yamaha no Japan Mobility Show, mas não estará sozinho. A marca também exibirá o Motoroid, um conceito de duas rodas que se dobra e torce como se saísse de um filme de ficção científica, e o Proto BEV, uma moto desportiva elétrica que antecipa o futuro do design e da mobilidade elétrica da Yamaha.
Com o Tricera, a Yamaha demonstra mais uma vez a sua capacidade de inovar e desafiar convenções, explorando novas formas de mobilidade sem abdicar do seu ADN de desempenho e emoção.