A terceira prova do Campeonato Nacional de Trial 2025 teve lugar no passado domingo, com o Monte do Pilar em Paços de Ferreira, local com larga tradição na modalidade a nível nacional e não só, a acolher os 26 pilotos inscritos para esta prova organizada pela Associação Amigos do Pilar, que contou com a colaboração da Câmara Municipal de Paços de Ferreira e da Junta de Freguesia de Penamaior.
O dia soalheiro contrariou as previsões de chuva para domingo, mas esta havia caído em abundância durante o final de tarde de sábado e a madrugada, diminuindo ao longo da manhã, o que dificultou a progressão em boa parte das zonas, construídas maioritariamente nas grandes pedras graníticas do Monte do Pilar – que, enquanto secas, têm uma tração extrema, mas molhadas são totalmente o oposto. A confirmar este facto estiveram as muitas quedas por parte dos pilotos e mochileiros, felizmente todas sem gravidade.
Ao topo do pódio nas várias classes subiram Diogo Vieira (GasGas) em TR1 – Elite, João Silva (TRRS) em TR2, Diego Cores (GasGas) em TR3, Gonçalo Antunes (Sherco) em TR4, António Pereira (Oset) em Iniciados e Raul Queirós (Oset) em Infantis.
A próxima prova do Campeonato Nacional de Trial, inicialmente agendada para 12 de outubro em Serpins, foi, entretanto, cancelada pela organização devido a impedimentos de força maior. Em breve será anunciado um calendário atualizado do CNT 2025.
