O consagrado Pedro Bianchi Prata vai disputar, numa participação inédita, a jornada portuguesa do Campeonato do Mundo de Rally Raid (W2RC). Será a primeira vez que uma moto 100% elétrica vai alinhar numa etapa do World Rally Raid Championship disputado sob a égide da FIM. O Rally Raid Portugal 2025 realiza-se de 22 a 28 de setembro em pistas de Portugal e Espanha e esta participação reforça o carácter inovador e pioneiro do projeto “Moto 100% Elétrica – Powered by MOEVE”.
A participação de Pedro Bianchi Prata na prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) vem no seguimento das excelentes participações no Mundial de Bajas, nomeadamente na Baja TT Castelo Branco e na Baja Extremadura, onde o piloto demonstrou um excelente andamento a par da competitividade que o caracteriza, demonstrando, ao mesmo tempo, a fiabilidade do projeto abraçado no início da temporada de 2025 em conjunto com a MOEVE.
Pedro Bianchi Prata assume agora este novo desafio, levando a tecnologia elétrica ao exigente cenário do Rally Raid Portugal 2025, onde vão estar presentes os principais pilotos e equipas do mundo de todo-o-terreno os mesmos que em janeiro disputaram o Dakar Rally.

A mota elétrica desenvolvida em parceria com a MOEVE representa uma solução sustentável, inovadora e competitiva para o futuro das competições. O projeto procura demonstrar que a mobilidade elétrica tem lugar mesmo nas condições mais duras do desporto motorizado, com emissões zero e em linha com os desafios ambientais do presente e do futuro.
Para Pedro Bianchi Prata esta participação é mais um momento de demonstrar o significado e a competitividade deste projeto: “O Rally Raid Portugal é um marco muito especial para mim e para toda a equipa. Depois de termos iniciado este projeto pioneiro nas Bajas, chega agora o momento de provar que uma mota 100% elétrica pode competir ao mais alto nível numa prova do Campeonato do Mundo de Rally Raid. Vai ser uma experiência dura e exigente, mas é exatamente isso que queremos mostrar: que o futuro elétrico é competitivo mesmo nas condições mais extremas. Temos consciência da responsabilidade deste desafio histórico e estamos muito motivados para continuar a abrir caminho para o motociclismo do futuro”, contou o piloto.
Também a MOEVE sublinha a importância desta iniciativa: “Apoiar este projeto representa muito mais do que uma presença no desporto. É a prova de que a mobilidade elétrica já não é apenas uma promessa, é uma realidade capaz de responder aos maiores desafios do motociclismo mundial. O Rally Raid Portugal é um palco internacional que demonstra o poder da inovação e reforça a nossa mensagem: ‘Este futuro tem futuro’. Estamos orgulhosos desta parceria e de poder mostrar ao público que a sustentabilidade pode andar de mãos dadas com a performance” referiu Cláudia Soares-Mendes, Diretora de Comunicação & Marketing da MOEVE.
Carlos Barbosa também destaca a importância deste tipo de projetos: “Para o ACP inovação é sinónimo de futuro. Numa altura em que se está a tentar fazer a transição da combustão para o elétrico, esta experiência do Team Bianchi Prata é muito bem-vinda na nossa prova”, salienta o presidente do Automóvel Clube de Portugal.