Não há dúvida que a Honda continua a ser um sucesso de vendas pela forma como apresenta as suas motos, muito pela fiabilidade mas sem dúvida por mais duas razões que tem vindo a demonstrar bastante consistência: motos de fácil entendimento e qualidade/preço.

Por: Margarida Salgado
Fotos Honda
Foi uma das grandes surpresas na última edição do Salão de Milão e desde então, tem sido uma das motos que mais curiosidade tem suscitado entre os amantes das duas rodas que procuram algo distinto, de grande qualidade e com preço acessível. Através da nova GB350S, a Honda lança mais um modelo em que além do fácil entendimento e da bem conseguida relação qualidade/preço, se junta ainda o Estilo. Andar de moto não representa apenas um acto de mobilidade mas sim de carácter e personalidade.

Uma receita com sucesso
O mercado está cada vez mais aberto e atento a propostas de baixa/média cilindrada, por motivos óbvios de contenção de custos, mas com prestações já muito interessantes. Daí esta nova proposta nipónica, equipada com motor monocilindrico de 348 cc, com uma árvore de cames à cabeça, a 4T e 2 válvulas por cilindro, arrefecido a ar, capaz de debitar 21 cv de potência e um binário máximo de 29 Nm às 3000 rpm. Acham que é “curto”? Desenganem-se, pois este mostra-se um motor fácil e divertido de usar, e um dos factos que mais surpreende é a relação das quatro primeiras velocidades (das cinco existentes). Estas apresentam-se bem escalonadas, de forma aberta, para que a mobilidade citadina seja o mais confortável possível. Devo reforçar que há muito tempo que não conduzia uma moto de cilindrada mais baixa com uma caixa tão precisa! Ainda na continuação do ponto anterior, confirma-se o esforço da marca ao nível das melhorias no sistema de refrigeração e também na redução substancial das vibrações.

Grande qualidade ciclística
A espinha dorsal da nova, e elegante, GB350S, é um quadro convencional em tubos de aço, que na sua frente encontra instalada uma forquilha telescópica com 106 mm curso e na traseira apresenta dois amortecedores laterais, com ajuste na pré-carga da mola e 120 mm de curso. Nenhum pormenor foi deixado ao acaso neste modelo e a qualidade é extensível aos pneus, estes a cargo de um par de Metzeler, instalados em jantes de alumínio de 14 raios, de 19” na frente e 17” atrás. Mais uma vez, esta GB volta a surpreender e passa no teste com distinção! O segredo neste modelo, parece mesmo ser a simplicidade. É uma moto muito simples, mas onde tudo se encaixa e trabalha na perfeição. A travagem acompanha em concordância, com discos de 310 mm e 240 mm, dianteiro e traseiro respetivamente.
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A companhia ideal
Claramente desenhada para ser a nossa fiel acompanhante diária na cidade, apresenta-se bastante confortável e apresenta um bom compromisso entre ser robusta e larga o suficiente para indivíduos de estatura média/alta, mas garantindo com os seus 800 mm do assento ao solo, que a maioria dos utilizadores chegarão com os pés ao chão. A posição do guiador ajuda neste compromisso. A distribuição de peso está tão bem conseguida, que os 178 kg em ordem de marcha parece que são menos. Uma moto que sente muito leve, ágil, com maneabilidade fácil e um equilíbrio estupendo. Para quem está a ponderar a compra deste modelo para sua companhia diária, saiba ainda que o consumo se fixa nuns anoréticos 2,1 litros por cada 100 km percorridos. Tendo em conta que temos um depósito com praticamente 15 litros de capacidade, podemos arriscar uma autonomia máxima para cerca de 700 km… é obra! Design elegante As motos de inspiração clássica, ou neo-retro, continuam muito na moda e a Honda, dona de uma vasta história, sabe bem do valor que o segmento tem e por isso, ao longo dos anos tem vindo a manter alguns desses modelos como opção na sua gama. Mas eis que chega a hora de ir mais além e colocar todo o seu conhecimento e saber fazer, num modelo de entrada de gama, para carta A2, carregada de estilo, que tem vindo a apaixonar cada vez mais motociclistas. Esteticamente a moto é maior do que aparenta nas imagens que vimos e o que salta à vista, é a qualidade dos materiais e acabamentos empregues. Se na maioria das marcas os acabamentos das motos de baixa cilindrada são muitas vezes esquecidos, ou desvalorizados, neste modelo a Honda mostrou grande brio e cuidado. Relembro que para o mercado europeu estas motos são produzidas no Japão. Ainda sobre a estética, podemos optar por três opções de cor: preta, azul pastel ou cinzento. As duas últimas cores são extremamente parecidas, sendo que muitos não conseguem diferenciá-las. Neste ponto, avanço com uma critica direta à marca e esperamos que nas próximas versões venham com uma terceira cor totalmente distinta…

Informação e acessórios
Como é apanágio deste tipo de modelos, a instrumentação mistura, de forma muito equilibrada e bem conseguida, o analógico com o digital (LCD), brindando-nos como muita informação útil, como é o caso dos diferentes consumos (total e parciais) ou a mudança engrenada, detalhe importante para quem é novo nestas andanças. Toda a iluminação é em LED estando totalmente enquadrada esteticamente no conceito da moto. Como é clássico nas Honda, contamos com luzes de paragem de emergência, aumentando a segurança para quem nos segue. Já no que aos acessórios diz respeito, esta moto apela à personalização e a marca desenvolveu na fábrica da Montesa um conjunto de componentes e acessórios a perder de vista. De todos os acessórios colocados nas motos que tivemos à disposição, na apresentação efetuada à imprensa na cidade de Barcelona, apenas fiquei desiludida com o comutador das luzes auxiliares. É um extra colocado no guiador. Fica subido, desenquadrado e demasiado “quadradão”!

CONCLUSÃO
Esta moto é sem dúvida, uma solução perfeita para quem deseja mover-se pela cidade em grande estilo. Os pontos altos desta nova GB350S são os acabamentos e a ciclística. O público alvo é sem dúvida todos aqueles que pretendem dar o passo seguinte na evolução da cilindrada, evoluindo das suas 125 cc. Gostaria de ter visto mais cores e distintas, e gráficos “retros” a chamar os mais saudosistas. Arriscaria a dizer que perante a concorrência directa, esta moto pelo valor está entre as melhores opções a tomar e conta.

Ficha técnica
HONDA GB350S
Motor Monocilíndrico, refrigerado por ar
Distribuição SOHC, 2 válvulas por cilindro
Cilindrada 348 cc
Potência Máxima 21,7 cv às 5500 rpm
Binário Máximo 29 Nm às 3000 rpm
Embraiagem Multi-discos em banho de óleo
Caixa 5 velocidades
Final Por corrente
Quadro Estrutura tubular em aço
Suspensão Dianteira Forquilha telescópica, curso 106 mm
Suspensão Traseira Duplo amortecedor, curso 120 mm, ajustável na pré-carga da mola
Travão Dianteiro Disco de 310 mm, pinça de 4 pistões, ABS
Travão Traseiro Disco de 240 mm, pinça de pistão simples, ABS
Pneu Dianteiro 100/90-19”
Pneu Traseiro 150/70-17”
Altura do Assento 800 mm
Distância entre eixos 1440 mm
Depósito 15 litros
Peso (em ordem de marcha) 178 km
Cores Preto, cinzento e azul
Garantia 3 anos
Importador Honda Portugal
PVP 4500€