O Clube Motard de Chaves voltou a receber, na oval do estádio da Associação Desportiva Flaviense, uma prova do Campeonato Nacional de Flat Track, desta feita a ronda de abertura da temporada 2025, que teve lugar no passado sábado, 17 de maio.
Desta vez com seis categorias em pista, graças à estreia da classe Infantis para jovens pilotos dos 6 aos 12 anos de idade, viveu-se um grande dia de corridas, com algumas finais discutidas ‘ombro a ombro’.
Foi o caso da final de Power Bike, em que, após terem dividido as vitórias nas duas mangas de qualificação, sempre com vantagens mínimas, Henrique Pinheiro e João Sá levaram até ao extremo a luta pela vitória na final, com Pinheiro a triunfar por somente 15 milésimas de segundo – em todos os casos sempre com Fábio Felícia no lugar mais baixo do pódio.
Lutas pela vitória muito acesas também nas Dirt Bike, com o espanhol Ito Glez e Miguel Fernandes a vencerem as mangas de qualificação e, na final, a travarem um duelo que acabou por sorrir ao piloto do país vizinho por apenas 0,2s. Outro piloto espanhol, Emilio Garcia, foi 3º na final.
Foi um quadro não muito diferente do que se assistiu em Promo Bike, com Tony Martinez e Reinaldo Ribeiro a dividirem os triunfos nas mangas de qualificação e Martinez a vencer a final com 0,6s de vantagem sobre o seu rival. Rodrigo Falcão foi sempre o terceiro.
Se nestas categorias houve sempre incerteza quanto ao vencedor, nas restantes houve dominadores claros. Em Mini Flat Track, Luís Sousa foi sempre o mais forte e, se nas duas mangas de qualificação foi sempre Alberto Gonzalez a secundá-lo, na final foi Afonso Santos que mais incomodou o líder, terminando em 2º lugar a 1,3s, com Vasco Monteiro no 3º posto.
Também nas Tracker houve um piloto que se destacou sempre: o campeão da classe, Maurício Santos, fez valer o seu estatuto e venceu as MQ e a Final, com Simão Vidinha e Filipe Torre a acompanharem-no ao pódio nas mangas de qualificação. Na final, foi Avelino Ferreira a conquistar o 2º posto, seguido de Simão Vidinha.
Finalmente, uma palavra para a animadora estreia do Troféu Infantil de Flat Track, que contou com nove jovens pilotos que nos deixam boas perspetivas para o futuro da modalidade. Curiosidade para o facto de o domínio absoluto ter ido para o ‘clã Mateus’, que monopolizou os pódios das MQ e da Final. Nas mangas de qualificação, Enzo Mateus foi sempre o mais forte, seguido pelo seu irmão Gustavo e com o seu primo, Tomás Mateus, no 3º posto. Já na final, embora Enzo Mateus se tenha feito valer da sua ‘escola’ do Motocross para voltar a ganhar, desta feita foi Tomás a roubar o 2º posto ao seu primo Gustavo. Leandro Felícia e Manuel Agonia fecharam o top 5.
Depois desta estreia auspiciosa, o Campeonato Nacional de Flat Track vai prosseguir no dia 1 de junho em Marco de Canaveses.