A ESC Online Baja Montes Alentejanos 2025, jornada que marca o arranque do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AM | 48, disputado sob a égide da FPAK apresenta uma lista de inscritos de luxo onde se destaca a presença de sete viaturas T1+, mas também conta com muitos nomes sonantes nas categorias T1, T3 e T4.
Com o campeão nacional João Ferreira e o seu Mini JCW Rally 3.0d inscrito pela X-raid à cabeça, a lista dos T1+ prossegue com as participações de João Ramos, Francisco Barreto e espanhol Luís Recuenco em Toyota Hilux, Alejandro Martins em Mini JCW Rally Plus e as novidades de Pedro Dias da Silva em Ford Ranger e o piloto holandês Dave Klassen em Red Revo.
Na categoria T3 destaque para os ex-campeões nacionais Miguel Barbosa e Tiago Reis ambos em Taurus, Nuno Matos em VW Amarock, o Campeão Nacional SSV FMP, Pedro Santinho Mendes em Can Am Maverick X3, Pedro Carvalho e Paulo Rodrigues em máquina idêntica, Mário Franco em Yamaha, Alexandre Franco em X-Raid Turbo Prototype, Daniel Silva e Edgar Reis em Taurus, Filipe Nascimento num PH Sport Zephyr e João Rato num GPR 24.
Para a Categoria T4 passou o campeão nacional T3 2024, João Dias que irá competir aos comandos de um Can Am Maverick X3 e que terá como principal adversário Gonçalo Guerreiro em Polaris Pro R. Luís Cidade e Herlander Araújo serão as principais novidades, competindo em Can Am Maverick X3.
Na muito competitiva categoria T1 destaque para o campeão nacional Edgar Condenso em Ford Ranger, piloto a quem se juntam Lino Carapeta, Nuno Madeira, José Rogeira e Jorge Cardoso em máquina idêntica, Miguel Casaca em Volkswagen Amarok, Joel Marrazes em Mercedes Benz V 230 TD, Hugo Raposo em Nissan Proto e as novidades Vítor Figueiredo em Mini Cooper D Proto e o holandês Jasper Herman em Red Lined VK 50.
Completam esta referência aos principais inscritos o campeão T8 Johannes Senders, agora em Fiat Fullback Proto, piloto que terá como principais adversários Cláudio Carapeta em Bowler Willdcat Proto e Filipe Cachopas em BMW 346L Proto. Na Categoria T9 mantém-se o campeão Sérgio Mourato e apresenta-se a única piloto feminina, Leonor Barreto em Nissan Pickup 2.7 TDi, enquanto o estreante Jorge Franco em Nissan Navara D22 será o único a competir na Categoria T2, num carro com um longo historial na família Franco.
A ESC Online Baja TT Montes Alentejanos arranca desportivamente no dia 14 de fevereiro com um prólogo totalmente novo com cerca de 10 km, que é secreto para todos os pilotos, localizado junto do Campo de Tiro na Herdade “Cabeça de Ferro”, que vai ter transmissão streaming em direto na internet, transmissão idêntica vai acontecer ainda na sexta-feira á noite quando for realizada a fotografia de grupo de todos os concorrentes a partir das 21 horas no pódio do evento, que fica localizado no Parque de Feiras e Exposições de Beja, onde correrá também a cerimónia de partida pelas 21h30.
A competição terá um total de 420,78 km, 349,84 dos quais cronometrados, divididos por duas etapas cada uma das quais com um troço de 169,85 km, a disputar no sábado e no domingo.
Alexandre Pinto e Bernardo Oliveira disputam o Abu Dhabi Desert Challenge
Depois da brilhante prestação no Dakar Rally 2025 de onde saíram na liderança do Campeonato do Mundo, Alexandre Pinto...