fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Campeonato Nacional de Trial 2024 terminou este fim de semana em Paços de Ferreira

Ricardo Carvalho Por Ricardo Carvalho
25 Novembro, 2024
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Tal como há um ano, a temporada de Trial terminou com uma jornada dupla, com provas no sábado e no domingo, mas desta feita o palco de encerramento do Campeonato Nacional de Trial, no passado fim de semana de 23 e 24 de novembro, foi um cenário clássico da modalidade no nosso país, o Monte do Pilar em Penamaior, Paços de Ferreira, que já havia recebido esta competição na presente temporada.
Com organização a cargo da Lordelo Aventura e o apoio da Câmara Municipal de Paços Ferreira e Junta de freguesia de Penamaior, registou-se escassa participação de pilotos nos dois dias, talvez pelo facto de as previsões meteorológicas serem de muita chuva. Acabou por não chover em nenhum dos dias, mas a chuva caída nos dias anteriores fez com que o terreno, maioritariamente em granito, estivesse especialmente escorregadio no sábado. Fruto do verdadeiro vendaval que se fez sentir durante a noite de sábado para domingo, e durante quase todo o dia de domingo, as zonas secaram, diminuindo em muito o grau de dificuldade das mesmas, facto notório nas pontuações, muito mais elevadas no sábado do que no domingo.

Nestas rondas, a organização optou por realizar apenas 3 voltas mas com 9 zonas em cada volta (exceto nas classes Infantis e Iniciados, em que se mantiveram as usuais 5 zonas a percorrer por quatro voltas).

No sábado a 6ª prova do Nacional de Trial 2024 teve 20 pilotos à partida. Como referido antes, o terreno estava muito escorregadio, sendo que as zonas eram de dificuldade média para todas as classes, com dificuldade mais elevada para a classe de Iniciados, estando em jogo aqui o primeiro título de Campeão Nacional de Iniciados (até aqui esta classe detinha estatuto de Troféu Nacional).
Na classe maior, TR1-Elite, onde apenas participaram dois pilotos, vitória folgada de Diogo Vieira com 25 pontos, seguido de Filipe Paiva com 131 pontos. Igual panorama em TR2, onde João Silva se superiorizou com quase metade dos pontos de Rita Vieira, 63 e 112, respetivamente.

Em TR3, como habitualmente, viveram-se grandes e animados despiques entre Martim Garcia, Afonso Araújo e Filipe Sá, que terminaram por esta ordem. Em TR4, regresso de Manuel Inês às vitórias depois da sua ausência na prova anterior, seguido de Diogo Magalhães e Teresa Schreck.

Nos Iniciados domínio de Henrique Ferreira, seguido por Gonçalo Santos e, a fechar o pódio, Gonçalo Antunes em nítido crescendo de forma. Nos Infantis o regressado Lucas Araújo (Campeão Nacional de Supercross) ganhou tranquilamente na frente de Miguel Santos (que foi dos ‘mini pilotos’ o que mais evoluiu ao longo ano) e da consistente Madalena Antunes.

Na 7ª e última prova do campeonato, no domingo, alinharam 19 pilotos. A organização fez alterações em algumas zonas utilizadas no dia anterior e para as classes TR1-Elite, TR2, TR3 e TR4, criando também duas zonas completamente novas e eliminando duas zonas do dia anterior. Zonas que tiveram um nível de dificuldade menor do que na véspera.
Em TR1- Elite, Diogo Vieira voltou a vencer, apenas com 9 pontos, Paulo ‘Ballas Jr.’ Gonçalves com 57 pontos e Filipe Paiva com 125 pontos. Com este triunfo Diogo Vieira conquistou também a vitória no campeonato, aquele que é o seu décimo título nacional consecutivo de Trial Outdoor!
Em TR2, nova vitória de João Silva, com 37 pontos, na frente de Rita Vieira com 80 pontos e uma franca evolução em relação ao dia anterior. João Silva é assim o vencedor do Troféu Nacional TR2 2024.

Na classe TR3, com 42 pontos, Filipe Sá averbou a sua segunda vitória da época, seguido de Afonso Araújo com 44 pontos e de Henrique Sá, que igualou a pontuação de Afonso Araújo mas, como averbou menos ‘zeros’, foi relegado para a terceira posição. Martim Garcia com duas boas primeiras voltas, optou por fazer a terceira volta pelas zonas TR2, de nível superior, e com isso afundou-se na classificação, sendo 4º colocado, mas vencendo o Troféu Nacional TR3 2024. Entre as TR4, Manuel Inês volta a vencer, garantindo o Troféu da classe, sendo acompanhado ao pódio por Diogo Magalhães e Rodrigo Castro.

Nos Iniciados Henrique Ferreira conseguiu nova vitória, à frente de Gonçalo Antunes e com Gonçalo Santos, a braços com problemas na sua moto, a terminar em 3º lugar. Henrique Ferreira sagra-se assim o primeiro Campeão Nacional de Iniciados no Trial. Entre os Infantis, Lucas Araújo repetiu a vitória da véspera, novamente à frente de Miguel Santos e Helena Antunes, que conquistou o Troféu.

Logo após a entrega de prémios da prova, procedeu-se à entrega de prémios dos Campeonatos e Troféus Nacionais e à distinção de alguns elementos imprescindíveis para o Trial nacional, ao que se seguiu um lanche de convívio oferecido pela Comissão de Trial da FMP.

Assim, para além dos Campeões e vencedores de Troféus que surgem mais abaixo, foram também homenageados Paulo ‘Ballas Sr.’ pela sua permanente e total disponibilidade em ajudar todos os outros pilotos em prova; os elementos da Comissão de Trial da FMP (Cristina Vieira, Rosário Tavares, Diogo Leitão, Nuno Feliz e Pinto de Magalhães), pelo seu inexcedível empenho e sem os quais seria impossível montar as provas; o sempre bem-disposto e trabalhador incansável Diogo Pinto de Magalhães, que, por motivos profissionais, abandona a Comissão de Trial; o Domingos Ferreira, figura incontornável do Trial Nacional a quem devemos a organização de 4 das 7 provas realizadas este ano.
De seguida, a Comissão de Trial ofereceu um lanche para alimentar corpos e amenas e proveitosas conversas sobre esta modalidade que nos une. Viva o Trial.

Tags: destsquemotosPaços de FerreiraTrial

RELACIONADOS

Benelli regressa com campanha 0% de juros
Notícias

Benelli regressa com campanha 0% de juros

A campanha “Zero Desculpas” vem sendo uma ação promovida pela Benelli há alguns anos e 2025 não é exceção....

Por Redação
22 Julho, 2025
Sam Sunderland quer ser o mais rápido a dar a volta ao mundo… em moto
Notícias

Sam Sunderland quer ser o mais rápido a dar a volta ao mundo… em moto

O piloto britânico tem como objetivo quebrar o recorde atual de 19 dias, 8 horas e 25 minutos alcançado...

Por Redação
21 Julho, 2025
Federação de Motociclismo de Portugal tem nova direção
Notícias

Federação de Motociclismo de Portugal tem nova direção

Teve lugar na passada terça-feira, 15 de julho de 2025, o ato eleitoral que elegeu a Direção da Federação...

Por Redação
19 Julho, 2025
Suzuki lança campanha de desconto igual à cilindrada
Notícias

Suzuki lança campanha de desconto igual à cilindrada

A Suzuki anuncia Campanha Promocional com oferta especial na compra de qualquer das versões da V-Strom 1050, que permite...

Por Redação
18 Julho, 2025
Próximo Post
Ducati Panigale V4 S é estrela do novo conjunto LEGO Technic

Ducati Panigale V4 S é estrela do novo conjunto LEGO Technic



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt