A seleção nacional de jovens pilotos representou Portugal no Campeonato Mundial Júnior de Motocross, realizado no último fim de semana em Heerde, Países Baixos. O ‘FIM Junior Motocross World Championship’, que acontece anualmente numa prova única, viu a participação de pilotos portugueses em diversas categorias. Apesar das expectativas, a equipa portuguesa não conseguiu demonstrar todo o seu potencial na competição deste ano.
Portugal contou com sete pilotos na prova: Gonçalo Cardoso em MX125; Rafael Leonardo, Gustavo Pitschieller, Bernardo Caiado e Tony Oliveira em MX85; e Francisco Fernandes e Guilherme Gomes em MX65. A corrida foi marcada por condições meteorológicas desafiadoras, com chuva no sábado e sol no domingo. O traçado arenoso de Heerde, um terreno pouco familiar para os pilotos portugueses, revelou-se um obstáculo difícil de superar.
Dos sete pilotos portugueses, apenas Guilherme Gomes conseguiu alinhar nas mangas finais. Nenhum dos outros pilotos conseguiu a qualificação direta, com Gomes a assegurar a sua vaga ao terminar em terceiro na ‘Last Chance’, uma repescagem que qualificava mais quatro pilotos. Nas duas mangas finais, Guilherme Gomes terminou em 25º e 22º lugares, resultando num 25º lugar na classificação geral.
Os novos Campeões Mundiais Júnior de Motocross foram Noel Zanocz da Hungria em MX125, Levi Townley da Nova Zelândia em MX85 e Kash Van Hamond dos Países Baixos em MX65. Na classificação por países, os Países Baixos conquistaram o primeiro lugar, seguidos pela França, Grã-Bretanha, Estónia e Estados Unidos. Portugal terminou em 24º lugar entre as 28 nações participantes.
Para mais informações acerca da competição, visite www.fmp.pt