O mercado de veículos de duas e três rodas em Portugal apresentou um crescimento ligeiro de 0,4% nos primeiros cinco meses de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. No entanto, maio de 2024 mostrou uma quebra em alguns segmentos, com ciclomotores e quadriciclos a registarem decréscimos significativos.
No total, entre janeiro e maio de 2024, foram matriculados 18.996 veículos novos de duas e três rodas em Portugal. Deste total, 18.165 correspondem a motociclos, representando um aumento de 1,8% face ao mesmo período de 2023.
Os motociclos com cilindrada superior a 125 cc são os que mais contribuíram para este crescimento, com um aumento de 4,8% nas matrículas acumuladas, enquanto as motos até 125 cc registaram uma ligeira queda de 0,1%. Os motociclos elétricos, por outro lado, continuam a perder terreno, com um decréscimo de 34,7% nas matrículas nos primeiros cinco meses do ano.
Em contraste com o crescimento dos motociclos, os ciclomotores e quadriciclos enfrentaram quedas em maio e no acumulado do ano. No último mês, as matrículas de ciclomotores recuaram 25,4% para 153 unidades, enquanto os quadriciclos apresentaram um decréscimo de 27,7% para 99 unidades.
No acumulado do ano, a quebra dos ciclomotores é de 18,8%, com 742 unidades matriculadas, enquanto os quadriciclos registaram um decréscimo de 1,5%, totalizando 585 unidades.
O mercado de triciclos também não escapou à tendência negativa em maio, e apresentou uma queda de 56,9% para 22 unidades matriculadas. No acumulado do ano, a quebra é de 41,4%, com 89 unidades registadas.
Os dados de maio evidenciam realidades distintas para os diferentes segmentos do mercado de duas e três rodas em Portugal. Enquanto os motociclos, em particular as cilindradas acima de 125 cc, continuam a crescer, os ciclomotores e quadriciclos registam decréscimos significativos. As causas para estas tendências divergentes ainda precisam de ser analisadas em mais detalhe.
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