A Yamaha Ténéré 700 é, sem dúvida, uma das motos de aventura de cilindrada média mais capazes do mercado e o exclusivo kit GYTR promete elevar ainda mais as prestações deste modelo!
De facto, o seu estatuto de moto de aventura é algo questionável, uma vez que pode fazer coisas tipicamente reservadas às motos de enduro, especialmente quando conduzida por um piloto tão experiente como Pol Tarrés.
A Yamaha Ténéré 700 é por si só uma moto muito completa e com desempenho notável, mas isso não impediu a Yamaha de lançar uma série de atualizações orientadas para a performance da T7.
Vendidas sob a marca Yamaha GYTR (Genuine Yamaha Technology Racing), estas atualizações foram desenvolvidas diretamente a partir do mundo das corridas e representam o mais alto nível de desempenho da Yamaha. O kit GYTR está disponível em três pacotes e pode ser instalado tanto na Ténéré 700 standard como na Ténéré World Raid Edition.
O primeiro, denominado GYTR Performance Kit, promete um aumento do desempenho do motor até 8,5% e utiliza a cablagem original da moto, mas incorpora um sistema de escape em titânio Akrapovic. No entanto, requer a atualização da ECU Stage 1 da Yamaha para um desempenho ótimo.
O kit de desempenho GYTR inclui uma tampa da embraiagem em alumínio e apoios entalhados para melhorar o desempenho. A Yamaha afirma que todas as peças são fáceis de instalar, com tudo aparafusado numa questão de minuto.
De seguida, a Yamaha oferece o GYTR Handling Kit, que revê as rodas e a suspensão da T7. O kit é composto por forquilhas KYB com revestimento DLC e 270 milímetros de curso, proporcionando um curso adicional de 60 milímetros em comparação com as forquilhas originais.
O kit também reforça o espigão do selim da bicicleta e incorpora um amortecedor de direção ajustável para maior estabilidade a alta velocidade. O amortecedor traseiro é atualizado com um amortecedor Paioli e um conjunto completo de ajustes.
A Yamaha também inclui um novo radiador no Handling Kit, que inclui um radiador maior para melhorar o arrefecimento, bem como um radiador de óleo separado. No que diz respeito às jantes, o Handling Kit substitui as jantes originais por jantes de rali leves e um sistema de travagem melhorado.
O toque final deste pacote é um guarda-lamas dianteiro alto que acentua a inspiração enduro do trail.
Por último, mas não menos importante, o GYTR Rally Kit foi concebido para aqueles que querem transformar a sua T7 numa verdadeira máquina de rally.
O kit de rali também inclui uma placa de proteção em fibra de carbono e Kevlar, bem como um selim plano e nivelado específico para rali que permite ao condutor mover-se e deslocar facilmente o seu peso. Finalmente, o kit de rali inclui um conjunto completo de decalques que transformam o visual da T7.