Piloto italiano deu o mote na estreia das MotoE em Portugal
Esta semana o piloto Nicolas Spinelli fez a sua estreia na categoria das MotoE em solo português no Autódromo Internacional do Algarve (AIA). Sob temperaturas amenas, dignas de uma primavera prestes a chegar, os 18 pilotos das 9 equipas enfrentaram os desafiadores 4592 metros da pista algarvia.
Pela primeira vez em Portimão e em Portugal, as Ducati V21L, motos elétricas que impulsionam o campeonato do mundo MotoE, percorreram as 15 curvas do circuito algarvio. Com quatro sessões de 15 minutos na agenda, a ação no AIA começou com Hector Garzó, piloto que liderou a primeira sessão, seguido de perto por Jordi Torres e Nicolas Spinelli, os únicos a ficarem a menos de um segundo do líder espanhol.
No entanto, foi na segunda sessão que Spinelli brilhou, o italiano baixou a melhor volta em quase um segundo para assumir o primeiro lugar na folha de tempo com 1m48.487s face a Matteo Ferrari e Kevin Zannoni, desta feita num lote de 9 pilotos que ficaram separados por menos de um segundo.
As duas sessões da tarde mostraram a consistência das equipas, e Nicolas Spinelli manteve o bom ritmo ao fechar a terceira sessão em 1m48.003s, com os pilotos Hector Garzó e Alessandro Zaccone a ficarem em segundo e terceiro, respectivamente.
Na sessão final do dia, Spinelli consolidou sua posição de destaque e voltou a mostrar voltas ainda mais rápidas ao fechar um registo final de 1m47.632s, menos 101 milésimas que Alessandro Zaccone. Com 11 pilotos separados por menos de um segundo a sessão final do dia viu Kevin Zannoni ser o terceiro mais veloz.
O campeonato do mundo MotoE utiliza pelo assim segundo ano consecutivo as velozes Ducati V21L, as famosas motos eléctricas capazes de atingir uma velocidade máxima superior aos 270 km/h e que pela primeira vez estão em Portugal, sendo o Autódromo Internacional do Algarve o palco da primeira prova em 2024, entre os dias 22 e 24 de Março