Vitória francesa: Julien Roussaly triunfa na abertura do Campeonato Nacional de Enduro – CFL
Santiago do Cacém acolheu este fim de semana a etapa inicial do Campeonato Nacional de Enduro – CFL, onde o francês Julien Roussaly alcançou a vitória geral, superando Luís Oliveira, que marcava o seu regresso à competição. Este evento deu iniciou ao começo da temporada desportiva nacional e assinalou o retorno da Associação Motor Sport de Vila Nova de Santo André à organização de provas nacionais, após duas épocas em que organizou provas de estatuto mundial.
Roussaly, piloto representante da Sherco, destacou-se na classe Elite 2 e manteve a tradição de sucesso da marca francesa no campeonato, enquanto Luís Oliveira, de volta após uma grave lesão, garantiu o primeiro lugar na classe Elite 1. A competição intensificou-se com Gonçalo Reis a alcançar o terceiro lugar geral e segundo da Elite 2.
A etapa contou ainda com uma Super Test na noite anterior, que foi vencida por Renato Silva, e várias especiais acessíveis ao público. Julien Roussaly, após a corrida, expressou satisfação pela sua performance e pelo desafio variado das pistas. Luís Oliveira, apesar da recente recuperação, mostrou-se contente com sua atuação e com a sua moto Yamaha YZ250,
“Estou muito contente com esta primeira corrida, que surge ainda muito cedo na temporada, mas me permite preparar melhor a época. Fui consistente durante todo o dia, sempre a fazer bons tempos até ao fim, pelo que foi uma boa jornada. As especiais eram verdadeiramente ‘top’, diverti-me muito hoje. Um pouco de areia, um pouco de terreno duro, estava tudo perfeito,” afirmou o piloto francês.
Além disso, destacam-se também boas performances de pilotos em outras categorias, como por exemplo a vitória de Ruben Ferreira (Beta) na classe Open 1, e a vitoria da norueguesa Vilde Holt (Husqvarna) entre as Senhoras.
O presidente da Comissão de Enduro da Federação de Motociclismo de Portugal (CFL), Pedro Mariano, expressou satisfação com o evento, mas lamentou a baixa adesão de pilotos, (134 inscritos, dos quais 26 Hobby):“Foi um arranque de campeonato bastante positivo, é uma corrida que conhecemos bem e uma organização que vem de duas provas do Mundial, pelo que, obviamente, tem uma grande capacidade. Estávamos a andar em terrenos que conhecíamos, numa prova caracterizada por uma primeira parte de montanha, em terreno húmido mas duro, e uma segunda parte em areia. Correu tudo bem, houve lutas bastante interessantes e não considero que tenha sido uma prova fácil. Foi, seguramente, uma boa prova de início de campeonato, mas tivemos pouca adesão dos pilotos, o que me custa. Estamos no Alentejo, mais longe da zona ‘central’ para muitos pilotos. Tivemos menos pilotos Hobby, mas, por outro lado, temos mais na Promoção, e quero crer que são novas licenças de pilotos que vieram da Hobby. Foi, de facto, um número baixo para um início de campeonato, vamos ver o que nos dita a segunda prova em Góis. É uma prova muito característica, muito conhecida e na região centro do país, e vamos ver o que ela nos reserva para podermos tirar algumas conclusões”.
A próxima etapa do Campeonato Nacional de Enduro – CFL será em em Góis no dia 18 de fevereiro, antecedida, no sábado 17 de fevereiro, pela ronda de abertura do Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar. As expectativas estão elevadas após este competitivo início de temporada.
Veja também as próximas datas no calendário de Enduro 2024 e pode acompanhar os resultados completos aqui.