Com 51 anos de existência, a Nolan Helmets atravessa um momento de profunda mudança, com o claro objectivo de aumentar ainda mais a notoriedade da marca no mercado global e para isso reuniu nas suas instalações em Bergamo, alguma imprensa mundial para testemunhar este importante passo na estratégia da marca. Com direito a visita à fábrica e a testemunhar em primeira mão as mais recentes novidades, uma coisa é certa, é uma estratégia que já está a colher os seus dividendos!
POR: Domingos Janeiro
FOTOS: Nolan
Os italianos são, só por si, grandes amantes do motociclismo e tudo o que envolve, e é comum termos pessoas muito apaixonadas pelo sector a dirigir as grandes empresas. Na Nolan não é excepção e a receber a comitiva exclusiva de jornalistas, oriundos de todo o mundo, estava nada menos do que Enrico Pellegrino, que assumiu os destinos do Grupo Nolan enquanto CEO, desde janeiro deste ano. Um homem que tem uma paixão contagiante pelo sector e uma ideia muito clara do que se espera do sector no futuro, em particular, do que se espera da marca em específico. Entre os principais destaques tivemos a visita à fábrica (que da nossa parte já foi a segunda vez que tivemos oportunidade de fazer esta visita), a apresentação de quatro novos modelos que passam a figurar no catálogo de 2024 e ainda, a criação da exclusiva série Xseries que substitui a marca X-Lite, passando a ostentar tudo apenas a marca Nolan.
A história
Nascida em 1972, a Nolan Helmets é um dos fabricantes de capacetes mais antigos, que resulta da visão de Lander Nocchi, que tornou a empresa numa autêntica pioneira no sector, tanto em termos de inovação como de segurança. A Nolan foi a primeira marca a utilizar moldes de injeção de policarbonato na produção de um capacete, um material plástico inovador, desenvolvido pela General Electric com a marca Lexan.
Desde 2019, a Nolangroup em conjunto com a Shark, Troy Lee Designs, Segura, Bering, Cairn e Casco, fazem parte da 2Ride Holding, líder mundial do mercado de equipamento de proteção para desportos extremos. A sede da empresa encontra-se, desde sempre em Brembate di Sopra, Bérgamo, com mais de 33 000 metros quadrados de espaço que abrangem duas linhas de produção especializadas: fibra de carbono e policarbonato, dois departamentos internos de Investigação e Desenvolvimento, Departamento de Testes, Contro de Estilo, Controlo de Qualidade, vendas , marketing e administração. Toda a cadeia de fornecimento se concentra na sede principal e chega a mais de 71 países de todo o mundo, garantindo qualidade, rapidez e fiabilidade.
Por ano, a Nolangroup testa mais de 4000 capacetes nos laboratórios internos; são mais de 22 milhões de capacetes produzidos desde 1972, mais de 8000 referências ao ano e venceram 74 títulos mundiais até à data.
Pilares do sucesso
Na visita que realizámos à Nolandgroup pudemos testemunhar que um dos grandes objetivos da marca é procurar fazer a diferença no mercado, através do fabrico de modelos que possam realmente abranger todos os potenciais clientes da marca. E tudo isto se fará com a imprescindível contribuição do fator humano, embora conjugado com a eficiência e rapidez das máquinas.
O sucesso da Nolan assenta em cinco pilares: utilização de materiais de última geração e alta qualidade; tecnologia de ponta e procura constante de um design preciso; fabrico com grande parte de intervenção manual que significa uma incrível atenção aos acabamentos; segurança e inovação e desempenho e conforto.
Evolução da marca
O grupo Nolan apoiou-se em três marcas histórias que todo o mundo conhece bem: capacetes em policarbonato (1972); gama básica de policarbonato Grex (1983) e a X-Lite que identifica a gama de fibra (1998).
O que reserva o futuro?
O ano de 2024 vai ser um ano de grande evolução da marca, desde logo porque vamos passar a falar em exclusivo sobre a marca Nolan, substituindo a gama de policarbonato pela de fibra, agora identificada com a assinatura Xseries. Uma importante resposta à evolução do mercado com uma estratégia bem estruturada que opta assim por terminar uma das marcas mais respeitadas no mercado dos capacetes de gama média/alta.
O posicionamento estratégico da Nolan Helmets baseia-se em três conceitos fundamentais: elegância, engenharia e personalidade.
Novos modelos para 2024
Aproveitando a presença da imprensa internacional, a Nolan Helmets desvendou os seus novos quatro modelos para 2024 nos segmentos competição/desportivos, touring e sport/touring, além das tradicionais atualizações nas cores dos modelos já existentes.
Um dos novos modelos é o X-804 RS Ultra Carbon, uma evolução de excelência para o mundo da competição, que evolui do reputado X-803, fabricado em carbono de última geração, com design agressivo e estudado de forma exaustiva para ser um exemplo no que a aerodinâmica diz respeito.
Outra novidade é o N120-1, o primeiro “flip-back” da história da Nolan (a queixeira gira até a traseira do capacete), que marca a sublimação da tecnologia e inovação da empresa de Brembate di Sopra.
No campo dos modelares chega o N100-6, que representa a inovação ao mais alto nível, estabelecendo novos padrões no segmento dos capacetes de policarbonato, com traços desportivos e acabamentos requintados.
Por fim, temos o N60-6 Sport, um capacete integral de policarbonato com design desportivo, com destaque para o grande spoiler traseiro, com viseira panorâmica e um avançado sistema de ventilação.
Artigo publicado na Edição de Dezembro (#93) da Revista MOTOS