Piloto português avançou para as 48H Crono e mantém o 1º lugar na categoria dos veteranos
Mário Patrão, continua em excelente forma no Rali Dakar 2024, o piloto português mantém a liderança na categoria Veteran Trophy. A sexta etapa do Dakar, conhecida como “48H Crono“, começou ontem, e levou os competidores a enfrentar 209 km de ligação e uma especial de 626 km cronometrados pelas desafiadoras dunas do deserto, Empty Quarter, nas proximidades de Shubaytah.
Patrão, na sua Honda CRF450 RS2 Rally, completou 398 km cronometrados em apenas 6h19m42s, destacando-se como o mais rápido entre os veteranos. Até ao presente momento, o piloto ocupa a 19ª posição no Ranking Rally 2.
Mas este desafio não se resume só à velocidade, como explica Mário: “Temos de efetuar mais de 800 km nas 48h, a um ritmo alucinante e que não permite falhas. Temos postos de abastecimento específicos e acampamentos específicos. Tivemos de parar obrigatoriamente às 16h, algo inovador neste Dakar, e que tanta dor de cabeça causou. O dia foi pautado por uma queda após uma duna em que a visibilidade e os regos existentes para isso contribuíram. Infelizmente faz parte, mas conduzir tantos quilómetros com dores na cervical não foi fácil”, afirmou o piloto ao chegar a um dos acampamentos, local onde pernoitou.
Além de enfrentar quedas e dores na cervical, Patrão e os outros competidores têm à disposição acampamentos estrategicamente localizados e equipamento de ‘camping’ para passarem a noite.
A etapa 48H Crono continua hoje às 7 horas, onde os pilotos vão completar o restante do percurso. Já estamos a meio desta 46ª edição do Dakar, com o dia de descanso agendado para o dia 13 de janeiro, sábado. Os pilotos vão viajar de avião até Riade, onde o rali continua no domingo, com a sétima etapa.
Pode acompanhar aqui as classificações.