fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Que moto comprar? Sucessora para Honda CBF 1000

Perfil de utilização muito específico

Pedro Pereira Por Pedro Pereira
5 Janeiro, 2024
em Crónicas
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Ano novo, rubrica nova! Hoje damos início à nova série de crónicas “Que moto Comprar”. O objetivo é ajudar motociclistas que têm dúvidas relativamente à aquisição de uma nova moto. Tentaremos ajudar na escolha, tendo presente as vossas necessidades e gostos pessoais.

A abertura cabe ao José Figueiredo que levou à risca o nosso pedido de ser o mais detalhado possível na descrição do seu perfil de motociclista. Com tanta informação é mais fácil ajudar e conhecer um pouco mais do que efetivamente procura o José e perceber que alguma da pesquisa já foi feita.

Lembramos, uma vez mais, que o mail para envio dos vossos pedidos de ajuda é [email protected] e fica a promessa de ir dando resposta regularmente às vossas dúvidas.

Veja também: A Moto do Leitor Yamaha Tracer 9

Procura-se uma sucessora para a Honda CBF 1000

“Sou o José Figueiredo, tenho 44 anos e sou de Carnaxide (Oeiras). Comecei com 14 anos a conduzir ciclomotores e só em 2018 tirei carta A. Comecei com uma Honda CB500, na altura tinha gosto por nakeds e era barata. Rapidamente percebi que não era o ideal para mim e em 2020 troquei por uma CBF 1000. Estou satisfeito com a moto, mas novamente senti que lhe faltavam algumas coisas.

Para o trabalho, vou de carro com a minha mulher. Quando os horários não coincidem, tenho uma Yamaha NMax 125 que uso para o trânsito de Lisboa.

Uso a CBF para os passeios de fim de semana, mas falta-lhe proteção aerodinâmica frontal e, por outro lado, fico com as costas curvadas. Ter 1,94 m de altura não ajuda.

Procuro uma substituta para a CBF, mas estou indeciso. Do que já consultei, identifiquei algumas possibilidades (BMW 12xx GS, KTM 1290 Super Adventure, Ducati Multistrada V2/V4, BMW S1000XR, BMW 12xx RT) mas sem certezas. Não faço viagens longas (vou ao Algarve e Viseu), mas planeio começar a ir ao Jerez (ver o MotoGP). O ano passado não fiz uma viagem aos Picos da Europa por receio do desconforto da CBF.

As minhas preferências:

Tem de ter uma boa proteção aerodinâmica (cansei-me de levar com o vento de frente quando andava de CB500);

Tenho de ficar com as costas na vertical (aqui, a BMW RT pode não ser o ideal);

O assento tem de ser confortável, mas é algo que se pode resolver com assentos “aftermarket” (tive de o fazer com a CBF);

Tem de ser confortável também para o passageiro.

Fatores opcionais

Não sou fã de velocidade, gosto de passeios, pelo que a potência do motor não é uma prioridade;

Não faço off-road, as minhas viagens são apenas em asfalto;

Não sou fã de motores bicilíndricos pelo som que fazem. Mas os bi e tricilindricos começam a ser o normal e terei de me conformar;

A estética não é relevante. Gosto de ver a S1000XR e a Multistrada, mas a minha decisão não será pela estética;

Não tenho preferência pelas caixas automáticas (experimentei uma Honda NT1100 DCT que não me convenceu).

Algumas notas

Pode ser moto usada;

Não pretendia ir além dos 15000€ mas posso ir até aos 20000€, se for justificável;

Não dou grande valor aos extras/tecnologia (cruise control, keyless, punhos aquecidos);

Como é para passeios de fim de semana, o consumo é irrelevante;

Não tenho urgência na troca de moto. Posso aguardar um ano ou mais.

Espero que me possam ajudar nesta decisão. Sei que os “test-rides” podem ajudar a esclarecer algumas questões, mas não se comparam à experiência de quem as conduz com regularidade, daí que o vosso “feedback” é bastante relevante para mim.

Obrigado!”

Página 1 de 2
12Próximo
Tags: destaqueMototurismoQue moto escolherTrail Touring

RELACIONADOS

Crónica – A Ultrapassagem
Crónicas

Crónica – A Ultrapassagem

Por Pedro Alpiarça “Só preciso que traves mais uma vez… Podia tê-lo feito há três curvas atrás mas quero...

Por Redação
9 Abril, 2025
Será que posso ser multado por circular na via do meio ou da esquerda em auto-estrada?
Crónicas

Será que posso ser multado por circular na via do meio ou da esquerda em auto-estrada?

Circular na via do meio ou da esquerda em Auto Estrada ou via equiparada, quando injustificadamente, é uma infração...

Por Redação
4 Maio, 2025
Como trocar o óleo da sua moto e quando o deve fazer
Crónicas

Como trocar o óleo da sua moto e quando o deve fazer

Trocar o óleo do motor da sua moto é uma das tarefas de manutenção de motos mais básicas e...

Por Redação
2 Abril, 2025
Harley-Davidson apresenta a “Harley Night” em toda a região EMEA
Crónicas

Harley-Davidson apresenta a “Harley Night” em toda a região EMEA

A Harley-Davidson apresenta a “Harley Night”, uma reinterpretação da tradicional Open House. Este evento que teve início em Espanha,...

Por Redação
2 Março, 2025
Próximo Post
ENYRING GmbH: A nova empresa da Yamaha

ENYRING GmbH: A nova empresa da Yamaha



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt