O ano de 2024, no que ao preço dos combustíveis diz respeito, começa da melhor forma, mas apenas para quem tem veículos a diesel e não é o caso das motos, com exceções muito pontuais. Na prática, ao nível da gasolina, as novidades para o começo de 2024 não são tão animadoras.
Assim, tendo por base as nossas previsões para a semana de 1 a 7 de janeiro e os dados fornecidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e pela Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), tudo aponta para uma descida do gasóleo e para que a gasolina não sofra nenhuma alteração, partindo sempre do pressuposto que não há mudanças a nível fiscal.
Veja também combustíveis 25 a 31 de dezembro
A gasolina simples (95 octanas), manterá um preço médio por litro de 1,65 euros, considerando que não venha a ocorrer qualquer oscilação.
Quanto ao gasóleo simples, é de esperar que o preço tenha uma descida de até três cêntimos. Assim, a previsão é que o preço médio por litro venha a ser de 1,57 euros.
A confirmar-se esta previsão, o diferencial no preço médio entre os dois combustíveis aumenta e passa a ser de oito cêntimos por litro.