Considerando que os preços dos combustíveis, por regra, são atualizados à segunda-feira e dia de Natal coincide com uma, é simples afirmar que a prenda desse dia não é a desejada. Afinal de contas, depois de oito semanas com tendência de descida, a mesma dá sinais de inversão e pode não ficar por aqui, nomeadamente se houver atualizações a nível de impostos a partir de 1 de janeiro de 2024 ou a Crise do Mar Vermelho não terminar rapidamente.
Assim, tendo por base as nossas previsões para a semana de 25 a 31 dezembro e os dados fornecidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e pela Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), tudo aponta para uma subida generalizada.
Veja também combustíveis 18 a 24 de dezembro
A gasolina simples (95 octanas), terá um preço médio por litro de 1,65 euros, considerando que venha a ocorrer um aumento de dois cêntimos por litro.
Quanto ao gasóleo simples, é de esperar que o preço tenha uma subida superior, pelo menos de três cêntimos. Assim, a previsão é que o preço médio por litro venha a ser de 1,60 euros. A confirmar-se esta previsão, o fosso no preço médio entre os dois combustíveis passa a ser de cinco cêntimos por litro