A Triumph Motorcycles lança oficialmente a nova TF 250-X, com uma relação peso/potência referência na sua classe e um pacote de especificações muito abrangente no ultracompetitivo segmento de motocross de 250cc.
Desenvolvido inteiramente pela Triumph em estreita colaboração com campeões de alto nível como Ricky Carmichael e Ivan Cervantes, o design do novo modelo de competição a quatro tempos é completamente novo. Tanto o motor de corrida de alto desempenho como o quadro exclusivo em alumínio são ultracompactos e superleves, além de incorporarem de série dos melhores componentes do mercado.
Com um estilo agressivo e propositado, a TF 250-X é estreita, mas arrojada e será reconhecível de imediato em pista pela sua silhueta minimalista e leve, além do seu esquema gráfico a preto amarelo Triumph Racing.
Uma seleção de concessionários oficiais de motocross Triumph oferecerá serviços de vendas, pós-venda e peças, bem como uma nova coleção dedicada de equipamentos, sempre apoiada por um novo sistema de fornecimento de peças on-line que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, otimizado para dispositivos móveis, para que os clientes possam fazer os seus pedidos com entrega expressa diretamente na pista.
Numa primeira fase, a TRIUMPH CENTRO, em Pombal será o concessionário eleito no nosso país.
Veja também Triumph revelou MX 250 em Los Angeles
Desempenho de competição
A Triumph desenvolveu um motor de corrida monocilíndrico a quatro tempos totalmente novo, ultracompacto e superleve. Apresentando um pistão de alumínio forjado e válvulas de titânio, este propulsor também tem tratamento DLC (Low Friction Carbon), tampas de magnésio leves e embraiagem Diaphragm Exedy.
As opções avançadas de gestão e afinação do motor são complementadas através da aplicação MX Tune Pro, que permite a cada condutor selecionar o mapa que pretende utilizar, consultar informações do sensor do motor e aceder à funcionalidade de diagnóstico em tempo real, tudo através de um sistema programável e controlado.
O quadro de alumínio é leve, mas resistente por causa de seu berço duplo, a estrutura exclusiva de alumínio da coluna central foi projetada para atingir o equilíbrio ideal de desempenho, peso e flexibilidade. O peso total da moto definirá a nova TF 250-X como uma nova referência, oferecendo a melhor relação peso/potência da classe, um aspeto que será reforçado graças ao seu alto nível de possibilidades de regulação para se adequar a diferentes pilotos e estilos.
A TF 250-X incorpora componentes premium que se somam a especificações técnicas elevadas, para uma moto de produção nesta categoria. A suspensão KYB lidera a lista, com garfos de molas AOS de 48 mm, mesa de alumínio 7075-T6 forjado e maquinado, e um amortecedor traseiro com um reservatório piggyback de três vias.
O sistema de travagem topo da Brembo é composto por uma pinça dianteira flutuante de dois pistões de 24 mm, uma pinça traseira flutuante de pistão único de 26 mm e discos Galfer de 260 mm à frente e 220 mm atrás. As jantes em alumínio da série D.I.D DirtStar 7000 e os cubos de alumínio maquinado são complementados pelos pneus “mid-soft” Pirelli Scorpion MX32, enquanto o guiador Pro-Taper ACF com o núcleo de carbono e os punhos ODI Half-Waffle com sistema de fixação completam a configuração.
Acessórios de Corrida
Além do elevado nível de especificação já incluído de série, a Triumph trabalhou com as principais marcas premium da indústria para criar uma gama dedicada de acessórios de competição que melhoram ainda mais o desempenho e as capacidades da nova TF 250-X. Estes acessórios incluem:
Sistema completo de escape Akrapovič em titânio
Dispositivo XTrig ‘hole shot’
Módulo de ‘launch control’ Athena LC-GPA para controlo de tração aprimorado e configurações de controlo de lançamento selecionáveis pelo piloto, além de indicador LED de rotação do motor.
Módulo Wi-Fi MX Tune Pro
Assento e revestimento de assento de alta aderência e alto desempenho
Kit de plásticos de substituição
Juntamente com a nova TF 250-X, os concessionários especializados em motocross da Triumph irão também comercializar uma nova coleção de vestuário, desenvolvida em colaboração com a Alpinestars, incluindo botas e equipamento de motocross e enduro.
Disponibilidade e preço
A TF 250-X estará à venda durante a primavera de 2024 a partir de 11,195€ e as encomendas podem ser feitas desde já através dos concessionários Triumph especializados em motocross.
Mais informações sobre o lançamento da TF 450-X e da tão esperada gama Enduro da Triumph Motorcycles serão divulgadas ao longo de 2024.