A marca italiana Brembo, aproveitou o Salão de Milão para apresentar quatro novidades especificamente dedicadas ao universo das motos.
Assim, as grandes novidades mostradas nesta edição do salão milanês foram a nova pinça Hypure; a GP4-MotoGP; 16RCS corsa corta RR e ainda a SSV.
Veja também nasceu um ícone: a nova XSR900 GP
Hypure e GP4MotoGP
A Brembo, líder mundial na inovação da tecnologia de travagem, apresenta a sua mais recente inovação: Hypure. Concebida para motos de alto desempenho, a nova pinça de travão para equipamento de origem apresenta um desempenho inigualável e um design inovador.
Graças ao seu design assimétrico distinto, a Hypure consegue uma notável redução de peso de 10% em comparação com a pinça de referência para a mesma aplicação, tornando-a o componente mais leve da sua classe. Este peso reduzido não compromete a rigidez. A pinça mantém uma elevada rigidez, melhorando o desempenho e o manuseamento e proporcionando aos condutores uma vantagem competitiva.
A capacidade avançada de transferência de calor da Hypure garante um desempenho de travagem consistente, permitindo que os pilotos ultrapassem os seus limites com confiança.
A GP4-MotoGP – disponível numa versão de fixação de 100 mm – apresenta um desempenho excecional, graças ao deslizamento oblíquo da pastilha, típico das pinças de MotoGP, que permite uma maior potência de travagem com a mesma quantidade de força aplicada à manete. Além disso, tem um maior efeito anti-drag, libertação instantânea das pastilhas e menor desgaste das mesmas.
Foi dada especial atenção à introdução de aletas de ventilação no corpo exterior e aos novos pistões, caraterísticas que melhoram a troca térmica do sistema de travagem, contribuindo para o seu arrefecimento. Isto é conseguido pela circulação de ar resultante do movimento do veículo, mas mais importante ainda pelo movimento de ar induzido pela rotação dos discos de travão e da roda. Não menos importante é o seu forte impacto estético que torna o design da pinça mais nítido e arrojado.
16RCS corsa corta RR e pinça e disco Brembo SSV
Por ocasião da EICMA 2023, a Brembo amplia a sua gama RCS corsa corta RR com a introdução do novo 16RCS corsa corta RR: um inovador cilindro mestre de embraiagem para motos com soluções técnicas já adotadas no MotoGP.
O design deste novo cilindro mestre de embraiagem incorpora todas as caraterísticas de estilo já adotadas na família de produtos RCS corsa corta RR da empresa. Esta foi também a razão pela qual o cilindro principal do travão da mesma gama ganhou o prestigiado prémio de design Red Dot em 2023.
A nova pinça e disco Brembo SSV são o primeiro sistema de travagem de desempenho personalizado para o mercado Side by Side Vehicle (SSV). Utilizando mais de 60 anos de conceção e fabrico de componentes de travões para tudo, desde carros de Fórmula 1 a supercarros, passando por travões que venceram a Baja 1000.
A pinça SSV aumenta consideravelmente o desempenho de travagem em relação ao sistema de travagem de fábrica, proporcionando confiança ao condutor e fácil manutenção. É em alumínio, fundido e foi concebido utilizando o software de otimização de carga da Brembo, garantindo um design rígido e robusto para as condições extremas da condução fora de estrada.