O Grupo Piaggio participa no Salão de Milão tendo consolidado a sua posição como fabricante líder na Europa. Em 30 de setembro de 2023, o Grupo tinha vendido 454.400 veículos em todo o mundo, reportando uma receita de 1.626,2 mil milhões de euros. Isto representa um lucro líquido de 85,7 milhões de euros, o melhor resultado de sempre num período de nove meses. Além disso, a margem bruta industrial cresceu 9,3% enquanto o Ebitda registou o maior valor de todos os tempos no período, com alta de 13,8%.
Nos primeiros nove meses de 2023, o Grupo Piaggio confirmou a liderança na Europa no segmento de scooters, com uma quota de 23,1%, enquanto no mercado norte-americano de scooters a quota aumenta para 29,5%.
O sector das scooters registou um forte desempenho dos modelos de rodas altas Piaggio Beverly e Piaggio Medley, e um aumento de dois dígitos nas receitas da Vespa nos mercados ocidentais.
No setor de motocicletas, a nova Moto Guzzi V100 Mandello foi particularmente bem recebida pelo mercado.
Quanto à Aprilia, o novo motor de 660 cc demonstrou uma versatilidade excecional, levando Jacopo Cerutti à vitória no campeonato italiano de motorally, aos comandos da Aprilia Tuareg, enquanto a desportiva Aprilia RS 660 desempenhou um papel de destaque na categoria Twins Cup da prestigiada MotoAmerica, colocando dois pilotos no pódio da classificação geral.
As marcas de motos do Grupo Piaggio mostram o seu compromisso de atualizar e expandir continuamente a gama no EICMA 2023. Aprilia e Moto Guzzi apresentam gamas cada vez mais abrangentes, globais, diversificadas e prontas para satisfazer a procura variada, desde jovens motociclistas que se dedicam à condução desportiva, até aos mais experientes que desejam viajar e percorrer longas distâncias.
Entretanto, a Vespa Primavera e a Vespa Sprint, profundamente renovadas em estilo e caraterísticas técnicas, confirmam o seu estatuto de representantes do estilo e da elegância italianos no mundo.
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Aprilia RS 457
Depois de apresentar a RS 660, que rapidamente se tornou na “sports bike” mais vendida na Europa, a Aprilia completa a sua família desportiva ao entrar num novo segmento que olha tanto para as gerações futuras como para novos mercados, para satisfazer a crescente procura por motos fáceis, mas agradáveis, que estão na vanguarda em tecnologia e estilo.
A Aprilia RS 457 nasce de um projeto totalmente novo que se destaca pela leveza, apresentando a melhor relação peso/potência possível para uma moto que pode ser pilotada com licença da classe A2, facilidade de pilotagem e recursos tecnológicos. A RS 457 foi projetada para acompanhar os motociclistas no seu progresso na estrada e na pista.
A nova Aprilia é movida por um motor duplo paralelo ultramoderno e tecnológico, refrigerado a líquido, com dupla árvore de cames e quatro válvulas por cilindro, capaz de fornecer 35 kW de potência, o máximo possível para uma moto que pode ser conduzida com carta A2. A potência pura é combinada com o facto de a moto pesar apenas 159 kg a seco (175 kg com o depósito cheio), para uma relação peso/potência simplesmente imbatível. O quadro de alumínio com função de suporte do motor e a suspensão ajustável formam uma arquitetura de chassis perfeita.
Na tradição clássica da Aprilia, o pacote eletrónico padrão é abrangente, com acelerador Ride by Wire, três modos de condução, ABS e controle de tração ajustável que pode ser desativado. Os acessórios disponíveis incluem o quick shifter eletrónico.
Moto Guzzi Stelvio
A Stelvio é a moto de estrada on-off da Moto Guzzi projetada para viagens de aventura. Construída sobre uma plataforma técnica ultramoderna, é a única moto da sua classe de cilindrada que possui acionamento por eixo cardan e para-brisa com ajuste elétrico de altura.
A Stelvio é movida por um motor de “bloco compacto”, recentemente introduzido no V100 Mandello e ainda mais refinado. Motor de vanguarda em design e construção, é compacto e leve, permitindo uma arquitetura de chassi ágil e desportiva.
Um V-twin transversal de 90° com refrigeração líquida e duplo comando de válvulas e quatro válvulas por cilindro. A caixa de seis velocidades foi renovada para tornar as mudanças ainda mais suaves. Este motor promete uma verdadeira performance desportiva, entregando uma potência máxima de 115 cv às 8.700 rpm e um binário máximo de 105 Nm às 6.750 rpm, 82% do qual já está disponível às 3.500 rpm e com o limitador ajustado às impressionantes 9.500 rpm.
A arquitetura do chassis inclui uma estrutura tubular de aço de alta resistência combinada com rodas com raios tubeless, respetivamente de 19” na dianteira e 17” na traseira, além de suspensão de longo curso, opções que tornam o passeio confortável em longas distâncias e divertido em condições leves de off-road e condução dinâmica no asfalto.
A Stelvio é a primeira Moto Guzzi a apresentar a solução PFF Rider Assistance. A inovadora plataforma de assistência à condução é baseada na tecnologia de radar desenvolvida pela Piaggio Fast Forward, subsidiária de robótica fundada pelo Grupo Piaggio e com sede em Boston, Massachusetts (EUA).
Estes dispositivos desempenham um papel fundamental de segurança activa, garantindo a funcionalidade Following Cruise Control (um sistema avançado de cruise control que explora o radar dianteiro para ajustar a velocidade com base na do veículo à frente), Forward Collision Warning (deteta possíveis colisões com veículos e objectos localizados à frente), Sistema de Informação de Ângulo Morto (avisa o condutor sobre veículos no ângulo morto dos retrovisores) e Sistema de Ajuda à Decisão de Mudança de Faixa (identifica veículos que se aproximam pela lateral, criando uma situação potencialmente perigosa).
Novidades na Moto Guzzi V85
O icónico modelo de enduro da Moto Guzzi é uma das propostas mais originais e apelativas da categoria dos últimos anos. É a única que combina um estilo autêntico e caraterístico com a versatilidade de uma moderna moto on-off road dedicada ao turismo aventureiro, refletindo uma filosofia de construção onde o minimalismo, a praticidade e a leveza contribuem para uma relação sem filtros entre a moto e o condutor.
No EICMA 2023, a Moto Guzzi apresenta o novo V85, avançado tanto a nível estilístico como técnico. Em termos de estilo, é ainda mais modernizado e refinado graças a uma total reformulação do design das superestruturas, do para-brisas (agora ajustável manualmente), dos comandos do guiador, agora mais intuitivos e práticos de usar, e da adoção de um novo painel de instrumentos TFT de 5″. O metal é substituído por alumínio mais leve e refinado nos suportes dos faróis e nas alças dos passageiros.
Do ponto de vista técnico, há muitas melhorias. O lendário V-twin transversal de 90°, refrigerado a ar, agora está em conformidade com Euro 5+, enquanto a nova distribuição variável aumenta o desempenho em toda a gama de potência, oferecendo agora uma potência máxima de 80 CV e um binário máximo de 83 Nm, um desenvolvimento importante realçado pelas cabeças dos cilindros redesenhadas.
Vespa Primavera e Vespa Sprint S
O “corpo pequeno” da Vespa sempre representou o espírito mais jovem e urbano da Vespa e agora foi completamente remodelado. Os dois modelos, Vespa Primavera e Vespa Sprint S, oferecem diferentes variações e tamanhos de motores, inclusive para a versão elétrica.
O Piaggio Centro Stile tem realizado um intenso trabalho de melhoria dos acabamentos, introduzindo novos materiais e trabalhando minuciosamente nos detalhes para realçar as caraterísticas únicas e os diferentes espíritos da Vespa Primavera e da Vespa Sprint S.
As superestruturas no guiador são totalmente novas, assim como os punhos e controles elétricos, exibindo verdadeira atenção aos detalhes e funcionalidade. A placa traseira do protetor de perna também é nova, elevando a sensação de material percebido e qualidade de montagem. O novo escudo no guarda-lamas (apenas para Vespa Primavera) e o novo design e acabamentos da tampa central da direção compõem os demais elementos de estilo que foram renovados e atualizados.
Até o assento foi melhorado nas diversas versões, graças à utilização de novos materiais que garantem um acabamento superior. A versão Tech do Primavera também conta com sistema de arranque sem chave e instrumentação TFT para gerir as funções oferecidas pela plataforma multimédia Vespa MIA. O painel de instrumentos analógico/digital nas outras versões também é novo, mas todas agora ostentam um sistema de iluminação totalmente LED.
As Vespa Primavera e Vespa Sprint S estão disponíveis com motores ultramodernos de 50, 125 e 150 cc, compatíveis com Euro 5+, com sincronização de três válvulas e injeção eletrónica. Existem duas versões elétricas da Vespa Primavera e da Vespa Sprint S, uma com velocidade limitada aos padrões de ciclomotores e outra com homologação para motos, disponíveis com o pacote de equipamentos Primavera Tech. As versões de ciclomotor agora possuem baterias removíveis para carregamento mais fácil, mesmo em ambientes domésticos.
Piaggio High-Wheel Range e Piaggio 1
A marca Piaggio traz a sua gama de scooters de rodas altas para o EICMA. Best-sellers que inventaram um segmento, ditando as linhas técnicas e de estilo. Para 2024, a ágil e leve Liberty, a tecnológica Medley e a potente Beverly oferecem uma verdadeira escolha com motores que variam de 50 a 400 cc. Na sua versão S mais desportiva, os três modelos beneficiam de uma atualização estética, com a nova e cativante pintura azul Blu Zaffiro. A Beverly também está disponível com um novo esquema de cores pretas Nero Cosmo.
A Piaggio 1, a e-scooter para mobilidade urbana da Piaggio, está agora disponível numa versão mais potente, para garantir deslocações cada vez mais eficazes e seguras, garantindo ao mesmo tempo uma verdadeira facilidade de condução. A unidade de potência que equipa a versão scooter da Piaggio 1 oferece agora potência de pico de 2,2 kW, quase o dobro da versão anterior, enquanto a versão moto (Piaggio 1 Active) atinge o pico de 3 kW. Isto representa um aumento significativo em termos de aceleração, que aumenta 14% no Piaggio 1 e quase 12% no Piaggio 1 Active.
Mantendo o estatuto da empresa como fabricante líder de scooters na Europa, a Piaggio 1 significa principalmente segurança, com uma arquitetura de chassis sólida projetada para o prazer de condução, mas também um design atraente, conforto significativo e capacidade de condução de alto nível, bem como um pacote tecnológico completo que inclui instrumentação digital colorida, iluminação totalmente LED e um sistema sem chave.
A Piaggio 1 é a única e-scooter da sua categoria que possui um espaçoso compartimento sob o assento, grande o suficiente para guardar um capacete completo.