Com o segundo episódio da World Première 2024, a Ducati apresenta a nova Multistrada V4 S Grand Tour. Um modelo dedicado aos Ducatisti que adoram viajar sem limites, com o máximo conforto e segurança. A Multistrada para viajantes que prestam atenção aos pormenores, que exigem sempre o melhor da sua Ducati, mesmo no estilo.
Uma moto completa com todos acessórios para viagens de longa distância “em primeira classe”. A Multistrada V4 S Grand Tour chega durante a celebração do vigésimo aniversário da Multistrada e integra os valores e características que sempre a tornaram numa moto à frente do seu tempo.
A Multistrada é, de facto, o navio-almirante no qual a Ducati introduziu inovações e desenvolvimentos tecnológicos tais como os Modos de Condução, que redefiniram os standards da indústria motociclística.
Veja também moto do leitor – Ducati Multistrada V4 Pikes Peak
Moto Full Optional
A Multistrada V4 S Grand Tour é uma moto Full Optional baseada no modelo S com as definições Travel & Radar. Encontra-se, de facto, equipada de série com o sistema de radar com Adaptive Cruise Control (ACC) e Blind Spot Detection (BSD), para melhorar a segurança e o conforto de condução. Ainda em relação à segurança, o sistema TPMS, que mostra a pressão dos pneus no painel de instrumentos, e luzes LED adicionais para melhorar a visibilidade à noite e no nevoeiro, são montadas de série na Grand Tour.
As malas laterais, de série na Multistrada V4 S Grand Tour, são integradas com o esquema de cores da moto. Graças ao seu volume total de 60 litros, permitem transportar tudo aquilo de que necessita, mesmo nas viagens mais longas. O descanso central, incluído no equipamento de série, ajuda a tornar mais fáceis todas as operações nas malas, desde a montagem e desmontagem ao abrir e fechar.
O conforto na Multistrada V4 S Grand Tour é também reforçado pela montagem de série de punhos aquecidos, tal como os assentos do condutor e passageiro. Para além disto, a presença do tampão de combustível ‘hands-free’ simplifica os reabastecimentos, permitindo-lhe manter sempre a chave da moto no seu bolso.
Finalmente, a Multistrada V4 S Grand Tour incorpora várias atualizações adotadas na V4 rally. O guiador encontra-se, de facto, montado rigidamente na mesa de direção, sem sinoblocos, proporcionando sensações de condução mais diretas sem comprometer o conforto. O assento do passageiro é o modelo introduzido na V4 rally, para um apoio ideal em viagens longas, e, tal como o do condutor, é embelezado com uma cobertura externa com grafismo dedicado.
Para além disto, de modo a incrementar o conforto térmico, a Multistrada V4 S Grand Tour adota escudos térmicos no braço oscilante e no lado esquerdo do sub-quadro traseiro, bem como condutas que se podem fechar na área das pernas. O compartimento dedicado ao smartphone é agora ventilado.
Tal como em todas as motos da família Multistrada V4, a Grand Tour está também equipada com o sistema de navegação baseado na solução Phone Mirroring, que lhe permite transformar o ecrã TFT de 6.5“ num mapa de navegação a cores com toda a informação necessária para conduzir a moto.
Na Multistrada V4 S Grand Tour existe a função Minimum Preload, que permite ao condutor rebaixar a moto ao parar ou quando circula a baixa velocidade, reduzindo a pré-carga do amortecedor para o mínimo. A função Easy Lift, por seu lado, reduz o esforço exigido para levantar a moto do descanso lateral ao abrir o hidráulico da suspensão quando a chave está em ON.
Estética e motor
A Multistrada V4 S Grand Tour é incrementada com grafismos dedicados, elegantes e dinâmicos ao mesmo tempo. O esquema de cores das superestruturas é refletido na cor negra para o quadro, braço oscilante, mesas de direção e guiador. Os assentos de condutor e passageiro são embelezados com gráficos específicos.
O motor V4 Granturismo de 1158 cc entrega 170 cv (125 kW) às 10.500 rpm e 125 Nm (12.7 kgm) às 8.750 rpm, com uma curva de binário particularmente linear que garante uma resposta suave e progressiva a qualquer velocidade. A performance do motor, combinada com o seu peso total de apenas 66,7 kg, permite ao V4 Granturismo confirmar-se como a referência da categoria em termos de potência e leveza. Estes números são conjugados com refinadas soluções técnicas, tais como a cambota contrarrotante, derivada da experiência ganha pela Ducati Corse em MotoGP, que trabalha “contra” a inércia giroscópica das rodas. Os resultados são uma entrega fluida a baixas rotações, um binário robusto nos médios regimes e potência em altas rotações.
Eletrónica
Para além dos sistemas já mencionados, o pacote de eletrónica da Multistrada V4 S Grand Tour oferece o que de melhor existe no sector do motociclismo em termos de segurança, conforto, performance e conectividade. A plataforma inercial (IMU) gere a operação do ABS Cornering, Ducati Wheelie Control (DWC), Ducati Traction Control (DTC), Cornering Lights (DCL) e Vehicle Hold Control (VHC), que torna simples o arranque em estradas inclinadas.
Na Multistrada V4 S Grand Tour, a plataforma inercial também comunica continuamente com o sistema de controlo da suspensão semi-ativa Ducati Skyhook Suspension (DSS). Este sistema não só é capaz de analisar as condições de condução, ajustando instantaneamente a forquilha e o amortecedor, como, pela primeira vez, integra também a função Autolevelling.
O Autolevelling reconhece as definições da moto e ajusta-as de forma autónoma para colocar o assento à altura ideal do solo em diferentes configurações de condução, adicionando-se às opções (manuais) já disponíveis para o utilizador: condutor, condutor mais bagagem, condutor e passageiro, condutor e passageiro mais bagagem.
Finalmente, as funções de espelho do smartphone, implementadas através do Ducati Connect System, permitem controlar o telefone e a música de modo simples e intuitivo.