O Big Trail Challenge realiza-se entre 22 e 30 de abril. É um projeto criado em 2015 por um grupo de amantes de motos e viagens aventura, em conjunto com a agência independente “Mundo de Aventuras – Travel & Expeditions”, que decidiram criar em Portugal o conceito de challenge para Big Trails, motas de cilindrada acima de 600cc, destinadas a utilização onroad/offroad. Este conceito de challenge existe por exemplo na Austrália e no subcontinente sul-americano mas é quase inexistente na Europa.
Depois do sucesso da primeira edição que se realizou em abril de 2016, onde participaram 30 pilotos, de 4 nacionalidades e estiveram representadas 6 fabricante de motos com a KTM como patrocinador oficial, repete-se o evento em 2017. O objetivo deste desafio não competitivo é desfrutar de bons momentos de condução todo-o-terreno, melhorar técnicas de condução, superando desafios e simultaneamente ir à descoberta do Marrocos profundo e menos acessível aos circuitos turísticos mais comuns.
A organização do desafio resolveu escolher Marrocos, dado que o país apresenta condições para viver experiências únicas, enriquecedoras e autênticas, num misto de descoberta cultural e natural, com condições excecionais para a condução de motos todo-o-terreno. Uma experiência de superação, amizade e descoberta onde os participantes podem escolher dois níveis de dificuldade distintos e a navegação será realizada com recurso ao uso de GPS com o apoio de um road-book.
Nos últimos 15 anos tem sido possível observar um movimento muito evidente de transferência de um grande número de utilizadores frequentes de moto, que transitou das motas de pista para as scooters executivas ou citadinas, mas também para as motos de tipologia grande turismo ou big trail. Nestas últimas tipologias, a tecnologia GPS agora generalizada, aliada ao fácil acesso a informação que a internet tem permitido, está a fazer aumentar muito significativamente o culto das viagens aventura de moto, que se está a ampliar de forma evidente ano após ano e resultado disso é a posição dos rankings de vendas em muitos países, que este tipo de moto ocupa cada vez mais.
“Depois do sucesso da primeira edição e do impacto que visivelmente a viagem provocou nos participantes, não podíamos deixar de apostar numa segunda edição do evento. O conceito é novo e destinado a pessoas que, embora motivadas para viagens aventura, procuram fazê-las inseridas numa expedição organizada, profissional, que lhes proporcione os meios logísticos, técnicos e de segurança que lhes permita aventura num ambiente relativamente controlado. É a isto que o evento, que por nós foi desenhado, pretende dar resposta, prometendo manter o ingrediente do challenge para tornar tudo ainda mais interessante”, refere Pedro Pessoa, relações públicas do Big Trail Challenge e amante das viagens aventura de moto.
Para Nélson Filipe, Diretor Geral do Big Trail Challenge e fundador da Agência de Viagens Mundo de Aventuras: “Estamos muito satisfeitos com o feedback obtido dos participantes da primeira edição e tudo faremos para que esta segunda edição seja tão boa ou ainda melhor que a edição anterior. Esta expedição leva-nos a Marrocos, um território onde já organizámos dezenas de viagens aventura em mais de 15 anos de experiência, e onde os participantes irão passar por uma grande diversidade de paisagens e traçados, desde montanha, deserto, lagos secos e oásis. Vai ser seguramente uma experiência sensorial e um misto de emoções que será inesquecível!”