fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Regulamentação para trotinetes, bicicletas elétricas e afins: será desta?

Redação Por Redação
10 Fevereiro, 2023
em Crónicas, Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Faz todo o sentido promover a mobilidade urbana de forma sustentável, retirando do seu interior os veículos mais poluentes e garantindo mais qualidade de vida a quem lá reside, trabalha, estuda ou visita, mas com regras e regulamentação adequada.

Esta premissa tem toda a razão de existir, mas o facto é que em Portugal, talvez por falta de enquadramento legal e sensibilização, a situação começa a ganhar proporções assustadoras e já não é apenas em Lisboa ou no Porto.

Desse modo, é urgente definir e implementar legislação enquadradora, nomeadamente ao nível do Código da Estrada, com regras específicas de utilização, estacionamento, equipamento de segurança… capazes de proteger e defender os direitos e deveres de todas as partes envolvidas.

Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende revisão do Código da Estrada

A situação vem-se arrastando ao longo do tempo e o problema é cada vez mais delicado. Certamente que muitos de nós já foram quase “abalroados” por uma trotinete/bicicleta elétrica ou já as vimos a circular em sentido contrário na via, deixadas nos passeios, abandonadas ou simplesmente espalhadas pelo chão.

O fenómeno está gradualmente a espalhar-se por muitas outras cidades do país. A ideia subjacente é boa, mas está a tornar-se um inferno para peões, em especial os que têm limitações motoras ou visuais, automobilistas, motociclistas e um risco para os seus utilizadores!

Para se ter uma noção aproximada, só em Lisboa, estima-se que são cerca de 20.000 (ninguém sabe exatamente o número), não considerando as de uso particular.

É urgente fazer-se alguma coisa para regular o uso deste transporte. A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, dirigida por Ana Paula Vitorino, já deixou bem clara a sua preocupação com a situação atual e a importância das várias partes envolvidas (empresas proprietárias das trotinetes e afins, autarquias, forças de segurança e fiscalização, Prevenção Rodoviária, associações, utilizadores…) terem uma palavra a dizer.

Ana Paula Vitorino, que já foi secretária dos Transportes de 2005 a 2009, conhece bem a realidade nacional e tem a perfeita consciência do que pode e deve ser feito, chegando ao ponto de afirmar: “(…) Não basta uma alteração deste tipo no Código da Estrada, tem de haver uma intervenção que regule, reorganize e reordene a utilização do espaço público. Não podemos ter invisuais a usar passeios e haver trotinetes a ser obstáculos urbanos”.

Previsivelmente serão necessárias algumas alterações ao Código da Estrada, um Seguro de Responsabilidade Civil, mais fiscalização, lugares específicos de estacionamento, em suma, que seja melhorada a utilização destes veículos.

Convém ainda ter presente a sua coexistência, nomeadamente em termos de estacionamento, com ciclomotores e motociclos…

Urge resolver a questão, pois não podemos continuar a assistir a uma situação de caos e a um número crescente de acidentes.

Viver em sociedade significa partilha e respeito, onde todos têm responsabilidades!

 

Texto e fotos: Pedro Pereira

Tags: estacionamentoregulamentaçãoTrotinetes

RELACIONADOS

Ducati apresenta as novas Diavel V4 RS e Multistrada V4 RS
Notícias

Ducati apresenta as novas Diavel V4 RS e Multistrada V4 RS

No GP de San Marino, a Ducati revelou a sua nova gama RS, representada pelos modelos Diavel V4 RS...

Por Redação
16 Setembro, 2025
Ducati revela protótipo V21L com baterias de estado sólido
Notícias

Ducati revela protótipo V21L com baterias de estado sólido

Com o Campeonato Mundial de MotoE da FIM em hiato no final da temporada de 2025, a Ducati continua...

Por Redação
13 Setembro, 2025
Novas cores para as Kawasaki Ninja já em 2026
Notícias

Novas cores para as Kawasaki Ninja já em 2026

Muito já foi escrito sobre a Ninja H2 SX, com seu motor de 998 cc de 147,1 kW {200...

Por Redação
12 Setembro, 2025
Fátima vai receber a ‘rentrée’ do Campeonato Nacional de Supermoto
Notícias

Fátima vai receber a ‘rentrée’ do Campeonato Nacional de Supermoto

Após pouco mais de dois meses de interregno, é já no próximo domingo, 14 de setembro, que regressa o...

Por Redação
12 Setembro, 2025
Próximo Post
Rally Dakar 2023 – Etapa 7

Rally Dakar 2023 - Etapa 7



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt