Conhecem a expressão popular: não há fome que não dê em fartura? Pois foi exatamente o que o correu este fim de semana com vários eventos desportivos que, inevitavelmente, se acabam por canibalizar uns aos outros!
Tivemos a ronda portuguesa do WRC, entre os dias 19 e 22, sendo que a vitória acabou por sorrir ao Finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris), que se tornou o mais jovem vencedor do Rali de Portugal (tem apenas 21 anos), desde que a prova se realiza no nosso país, ou seja, desde 1967, então com a designação de Rally Tap.
Também teve lugar no domingo a final da Taça de Portugal entre o FC Porto e o Tondela, sendo que a vitória acabou por sorrir ao FCP que levou o troféu para a Invicta. O Tondela, que desceu de Divisão esta temporada, deu réplica e o resultado final foi de 3-1, insuficiente para evitar a dobradinha do Porto.
Finalmente, realizou-se a terceira ronda do Mundial de SuperBikes no sempre emocionante Autódromo Fernanda Pires da Silva ou, simplesmente, Autódromo do Estoril e com muito público, mas já lá vamos.
Mundial de SBK no Estoril
Como já se previa e esperava, a terceira ronda do mundial de SBK, realizada no autódromo do Estoril, não desiludiu os milhares de fãs que no circuito ou à distância não quiseram perder a primeira de duas provas em solo nacional nesta temporada. A próxima será no AIA, em Portimão, nos dias 1 a 3 de outubro.
Aparte as próprias superbike a prova contou também, como habitual, com a categoria Sport 300, onde estiveram como convidados os Portugueses Tomás Alonso (Quaresma Motos Racing Team) e Dinis Borges (Rame Moto Racing), além da categoria Supersport e foi um carrossel de emoções em todas elas!
Logo na sexta, dia em que a BMW apresentou a sua novíssima BMW M RR 1000 e da qual já falámos aqui, o seu piloto Mark van der Mark teve uma queda com alguma gravidade (fraturou o fémur) e acabou por não poder participar.
Nas SSP300, como vem sendo habitual, há imensas trocas de posições, lutas individuais e até quedas. No Estoril não foi diferente!
Na corrida final foi Samuel di Sora a levar a melhor. O francês acabou por conseguir um excelente resultado que vem animar ainda mais as contas do campeonato: Marc Garcia continua como líder com 98 pontos somados, Samuel di Sora é agora segundo com 85 pontos e Alvaro Diaz desce a terceiro com 80 pontos. Os pilotos portugueses, sobretudo numa lógica de aprendizagem, deram o seu melhor, sendo que Tomás Alonso acabou a prova na 20.ª posição e Dinis Borges logo atrás.
Nas Supersport a chuva baralhou as contas a muita gente, sendo que Dominique Aegerter, piloto suíço da Ten Kate Yamaha, fechou fim de semana no Estoril com mais uma vitória.
Assim, o suíço somou a quinta vitória em seis corridas disputadas, Kyle Smith está cada vez mais forte e a Lorenzo Baldassarri coube a honra de encerrar o pódio, integralmente composto por motos Yamaha.
Na contagem dos pontos Aegerter soma 145 pontos, Baldassarri segue em segundo com 101 pontos e Bulega mantém a terceira posição com 72 pontos.
Finalmente, nas SBK a emoção foi ainda maior! Que o diga o norte-irlandês Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team), que na corrida Superpole, composta por apenas 10 voltas, só assegurou a vitória mesmo ao cair do pano!
Um dos momentos altos do fim de semana foi efetivamente protagonizado pelo turco Razgatlioglu (Yamaha): numa travagem algo otimista e já com os slicks muito maltratados conseguiu “levantar” a moto quando a queda parecia mais que certa! A lembrar algo similar que Marc Marquez tinha feito há bem pouco tempo em Espanha!
Para as contas do campeonato ficou tudo mais ou menos na mesma! Alvaro Bautista, piloto da Ducati Aruba.it mantém a liderança com 141 pontos, mas vê Rea mais próximo com 119 e Toprak Razgatlioglu em terceiro com 93 pontos.
A próxima ronda está prevista para os dias 10 a 12 de junho no Circuito Pirelli Emilia-Romagna Round e vai coincidir com a 24.ª edição do Lés a Lés Portugal onde estaremos presentes para lhe contar tudo! A propósito, os horários já estão disponíveis para todos os participantes!
Texto: Pedro Pereira
Fotos: Worldsbk.com