A Famel é um dos marcos incontornáveis da indústria portuguesa de motociclos dos anos 50, tornou-se num símbolo nacional e, ainda hoje, permanece na garagem de muitos apaixonados por esta.
A marca reinventou-se para se tornar uma referência no setor da mobilidade, ao combinar num modelo 100% novo as vantagens do motor elétrico com a diversão de condução, a versatilidade e o sentido prático que as cidades necessitam.
A estreia da versão final da nova Famel aconteceu na Expomoto, na Exponor, em Matosinhos, entre 5 e 8 de maio (o protótipo foi apresentado em outubro de 2021), marcando o arranque da carreira comercial da E-XF, a herdeira espiritual da mítica XF-17, lançada em 1975.
A nova moto está disponível em duas versões, Café Racer e Clássica, para um e dois ocupantes, respetivamente, e com motorizações equivalentes a cilindradas de 50 ou de 125 centímetros cúbicos.
O modelo de 50cc com autonomia para cerca de 70km, enquanto a 125cc, com duas baterias de 1,8 kWh, anuncia 120 km de autonomia.
A versão de lançamento Embaixador, com produção limitada a apenas 300 numeradas, já pode ser reservada através do site da marca e mediante um pagamento no valor de 600 euros, sendo o custo estimado da moto de 5.499 euros.