A décima etapa do Rali Dakar 2022 continua muito “mexida” no segmento das motos. O percurso, que ligou Wadi Ad-Dawasir a Bisha em 375 km, foi ganho por Toby Price, mas houve diversos percalços para vário pilotos.
Price ficou à frente do argentino Luciano Benavides (Husqvarna) e do novo líder da prova, o francês Adrien Van Beveren (Yamaha), enquanto Joan Barreda caiu para o nono lugar depois de sofrer uma penalização de quatro minutos.
Se ontem a KTM sonhava em alcançar a liderança da classificação geral, hoje a marcar austríaca sofreu um duro revés apesar da vitória de Price na etapa. O abandono de Kevin Benavides, vencedor em 2021 do Dakar em motos, por causa de um problema mecânico e do mau final de etapa do Mattias Walkner, o austríaco perdeu a liderança nos últimos quilómetros por causa de algum tempo perdido.
Com duas etapas a faltar para terminar a prova, o francês Adrien Van Beveren recupera a liderança com apenas 4:15 minutos de avanço sobre Pablo Quintanilla, 5:59 minutos sobre Sunderland…
Quanto aos pilotos portugueses, Rui Gonçalves (Sherco) terminou em 9º lugar a 6:49 minutos do líder, Joaquim Rodrigues (Hero) ficou em 15º a 8:36, António Maio (Yamaha FRanco Sport) em 17º e Mário Patrão em 37º.