A Montesa anuncia a sua gama completa de modelos para a época de 2022, com caraterísticas novas e significativas.
A exclusividade é a “marca registada” Montesa, o que está bem patente no modelo mais orientado para a competição, a Cota 301RR e também na Cota 4RT260R. A gama da marca mais adequada para as provas de trial deu agora um passo em frente em termos de qualidade, com produtos de ainda melhores.
A Cota 301RR continua a ser o modelo de referência da Montesa. A juntar aos componentes de elevada qualidade, o modelo tem agora uma forquilha Showa, o que a aproxima ainda mais dos protótipos do mundial de Trial. A Showa completa assim as suspensões da Cota 301RR, num passo de gigante em termos de exclusividade e qualidade.
Uma outra inovação, também muito importante, é a adição de uma nova opção de cor. Falamos da Race Replica um modelo com design e gráficos herdados diretamente da moto pilotada por Toni Bou nesta época e com a qual o piloto de Piera já conquistou 28 títulos mundiais. Sem sombra de dúvidas, este novo design destaca ainda mais o aspeto de competição da Cota 301RR. Por outro lado, este modelo também vai estar disponível numa elegante versão Cinzento Metalizado Anchor, um esquema cromático disponível juntamente com a já tradicional cor Vermelho Montesa.
A 301RR é o modelo Cota mais potente a ser produzido em massa. Esta é uma moto concebida para a competição, daí o seu sufixo RR (Race Ready – Pronta para a Competição). Este modelo já comprovou vezes sem conta toda a experiência herdada das motos de competição usadas pelos pilotos Montesa no Campeonato Mundial de Trial, dos quais adota a maioria dos seus componentes e soluções técnicas.
Naturalmente, a nova Cota 301RR herda o motor da moto que participa no Campeonato Mundial de Trial2. O motor não foi alterado em relação ao seu antecessor, que já tinha sido visto a sua cilindrada subir de 288 para 298 cm³ (a cilindrada máxima permitida no Campeonato Mundial de Trial2).
A juntar a este aumento de cilindrada, a Cota 301RR também tira partido de uma série de importantes alterações na Unidade de Controlo Eletrónico (ECU – Engine Control Unit), juntamente com um renovado sistema de descompressão, graças ao aumento do diâmetro do respirador do cárter, de 1,9 para 2,25 mm, tal como nas motos do campeonato mundial conduzidas por Toni Bou e Takahisa Fujinami. Estas melhorias provocaram uma evidente redução no efeito de travão-motor, o que origina uma melhor sensibilidade e menor peso da moto.
Por outro lado, a cambota agora tem mais inércia para obter ainda maior progressividade. Isto resultou numa melhoria significativa nas gamas de baixa e média rotação, com performances mais próximas das motos que participam no Campeonato Mundial. Outra caraterística digna de nota é a interação perfeita entre o acelerador e a transmissão final, um fator primordial nas provas de trial, onde a suavidade do sistema PGM-FI de injeção eletrónica é de primordial importância.
A Cota 301RR continua a estar equipada com um quadro e um braço oscilante de baixo peso feitos em alumínio de qualidade e performances já comprovadas. Os novos discos de travão ondulados são os mesmos que equipam as motos de competição, tanto à frente, como atrás, com aprovação FIM no disco traseiro. Estes componentes oferecem mais sensibilidade e maior potência de travagem. Adicionalmente, os cubos são unidades maquinadas de baixo peso em alumínio, uma solução que resulta numa significativa redução do peso de todo o conjunto. Ainda de forma semelhante às motos Montesa do Campeonato Mundial de Trial, o silenciador é em alumínio, o que aumenta a resistência.
No que diz respeito à Cota 4RT260R, a Montesa decidiu focar todos os seus esforços neste modelo monocilíndrico, equipado com componentes de elevada qualidade, à imagem da sua irmã maior, a Cota 301RR. Assim, a nova Cota 4RT260R também está equipada com um conjunto completo de suspensões Showa, de alta qualidade, à frente e atrás. A curva de potência também está mais forte em toda a gama, beneficiando de um aumento significativo de 5% na entrega de binário a baixa e média rotação, graças ao silenciador de alumínio adaptado da 301RR e às diversas melhorias aplicadas ao grupo termodinâmico, entre outras.
Juntamente com as novidades nos modelos de trial, a Montesa anunciou ainda a popular 4Ride para a época de 2022; este é um modelo orientado para o trial touring, convenientemente adaptado para cumprir as exigências da homologação Euro5
Por outro lado, é importante salientar que a toda a gama da Montesa é fabricada exclusivamente para todo o mundo nas modernas instalações da Montesa Honda, em Santa Perpétua de Mogoda, Barcelona (Espanha). Todos os processos de produção têm lugar nesta fábrica, incluindo a montagem do motor, a injeção dos plásticos e o fabrico do quadro, depósito e braço oscilante, todos em alumínio, processos que garantem os mais elevados padrões de qualidade da marca.