A Voge, marca premium do gigante industrial asiático Loncin, reforça a sua presença no segmento das trail bicilíndricas de meio litro com esta nova versão 500DSX, cuja caraterística principal é a de utilizar jantes de raios com pneus mistos de tacos, melhorando a sua aptidão para a prática de Trail Adventure de longo curso, sobretudo em utilização off-road, recolhendo as melhorias de aumento de potência na restante gama 500 nas versões Euro 5, de modo a apurar o limite permitido para is utilizadores com carta A2.
A Voge, a jovem marca de alto nível da Loncin, demonstra o seu know-how conquistando a confiança de marcas europeias tão elitistas como são a BMW ou a MV Agusta, tendo já fabricado para a marca alemã o motor monocilíndrico 650 que recentemente também se estreou nas Voge 650DS/DSX, e, para a casa italiana, uma gama de modelos com mecânicas Loncin de 350 a 500 cc, que em breve serão vendidos na Europa com o logótipo da MV Agusta, que, por sua vez, produzirá as suas motos de 800 cc para a Ásia, disponibilizando esses motores para veículos Voge que em breve se integrarão na gama atual.
Nesta gama de trails de aventura desempenham um papel fundamental as bicilíndricas em linha de 500 cc DS e DSX que, com a adaptação ao Euro 5, aumentaram a sua potência para os 46,9 CV, válida para a utilização com carta de condução A2. O seu motor transmite alegria e diversão, mostrando uma grande disposição para subir rapidamente de rotação e alcançar as melhores prestações dentro da gama Voge. Esta mecânica de refrigeração líquida e caixa de seis velocidades conta com uma distribuição DOHC e 4 válvulas por cilindro, com a gestão eletrónica do seu sistema de injeção encomendada à alemã Bosch.
O aspeto exterior das 500DS e 500DSX impressiona pela sua envergadura, aparentando inclusivamente maior cilindrada. Dado o seu consumo contido, o depósito de 17 litros de capacidade permite uma dilatada autonomia de 450 km sem reabastecer, mesmo com passageiro e bagagem, um dado fundamental para a considerar como uma trail aventura de longo curso.
As formas do depósito prolongam-se até à parte dianteira, formando o característico frontal “bico de pato” salvaguardado por tubos de proteção, numa zona onde têm um papel importante o para-brisas regulável em altura e a ótica do farol Full LED. Também é importante destacar a completa instrumentação que emprega um ecrã TFT a cores de grande dimensão e, junto a ele, uma prática tomada de corrente USB para utilizar um telemóvel como aparelho de navegação GPS.
Na parte posterior, também se confia na tecnologia de iluminação LED para o farolim e os piscas que, além disto, incorporam um funcionamento sequencial.
A posição de condução é confortável, sobretudo quando é preciso efetuar longos trajetos sem parar, com o assento a elevar-se a 830 mm do solo, permitindo aos utilizadores de estatura média chegar com facilidade ao solo e “remar” com os pés para enfrentar troços de off-road mais difíceis, também graças ao seu contido peso em ordem de marcha de apenas 206 kg.
Os travões empregam discos “Wave” e pinças Nissin (também japonesas) com duplo disco de 298 mm na frente e pinças de duplo pistão, enquanto atrás temos um disco de 240 mm com pinça de pistão simples. O sistema de travagem fica completo com um modulador ABS de dois canais que permite ser desligado para facilitar o uso em off-road.
A nova Voge 500DSX estará disponível a partir de setembro nas cores vermelho, cinzento e negro, com um preço de lançamento de 6.545 €, o que significa uma importante poupança de 350 € sobre o preço de tabela de 6.895 €.