A Voge 650 DS/DSX vai passar a ser comercializada em Portugal a partir de agosto e já tem preços. Esta moto de Trail utiliza o mesmo motor da trail GS 650 da BMW.
A Loncin, a casa-mãe a que a Voge pertence como marca premium do grupo, deu-se a conhecer a nível mundial por receber a confiança da alemã BMW para produzir a mecânica monocilíndrica de 650 cc que equipou a trail G650 GS (inicialmente conhecida como F650 GS). Originalmente, este grupo propulsor foi desenvolvido e produzido pela firma austríaca Rotax, mas desde 2007 que se mudou o seu fabrico para a fábrica de Chongqing.
Trata-se de um monocilíndrico de 652 cc com refrigeração líquida a cabeça com duas árvores de cames (DOHC) que atuam sobre as 4 válvulas. Para a nova utilização que lhe é dada na Voge 650DS, a Loncin limitou a sua potência a 47,5 CV às 6.750 rpm, exatamente no limite dos 35 kW permitidos aos utilizadores com carta A2, oferecendo um binário máximo de 60 Nm às 5500 rpm, tudo isto cumprindo com a homologação antipoluição Euro 5.
A nova Voge 650DS recorre a um quadro multitubular em forma de diamante com sub-quadro posterior desmontável para facilitar a sua acessibilidade mecânica, situando o assento do condutor na zona central numa posição muito baixa (850 mm de altura) para permitir chegar com facilidade ao solo, fundamental na altura em que é necessário apoio para zonas ‘off-road’ de grande dificuldade, como trialeiras ou troços de pedras soltas.
Esteticamente conseguiram-se formas funcionais e atrativas, com um depósito anatómico com capacidade para 18 litros de que se prolonga para a frente, formando um frontal ‘bico de pato’ sobre o qual se apoia o farol de dupla ótico Full LED e um para-brisas regulável em altura através de uma maçaneta.
A parte ciclística da 650DS fica completa com suspensões assinadas pela marca japonesa Kayaba.
Para reforçar o seu comportamento na terra, sem sacrificar um uso combinado em estrada, são empregues jantes de 19 e 17 polegadas, calçadas com pneus Pirelli Scorpion Rally STR, uma excelente escolha para essa utilização mista. As jantes são em liga leve com 10 braços na Voge 650DS e de raios na versão DSX.
A nova 650DS estará disponível nos pontos de venda a partir do próximo mês de agosto em cores preto, vermelho e azul a um preço de lançamento de 7045 € para a versão DS (preço de tabela 7245€), enquanto a variante DSX com jantes de raios será comercializada por 7345 € (7695 € de tabela).